MathType

O MathType é um software proprietário que permite a criação de notação matemática, para inclusão em aplicações desktop e web. Foi desenvolvido pela empresa norte americana Data Science, que foi adquirida pela empresa catalã Maths for More, empresa criadora do WIRIS, em 2017 através de um investidor, o Inveready Technology Investment Group. O software teve sua versão 1.0 lançada em 1987, com a versão 7.0 em 2018.

Imagem de equação criada no MathType 4.0 (1999) e inserida no Word

Ele é um editor gráfico para equações matemáticas, permitindo a entrada com o mouse ou teclado em um ambiente gráfico completo WYSIWYG. É diferente das linguagens de marcação de documentos, como o LaTeX, onde as equações são inseridas como marcações em um editor de texto e processadas em um documento composto como uma etapa separada.

No Windows, o MathType suporta vinculação e incorporação de objetos (OLE), que é o mecanismo padrão do Windows para incluir informações de um aplicativo em outro. Em particular, suítes de escritório como o Microsoft Office e o OpenOffice.org para Windows permitem que as equações do MathType sejam incorporadas dessa maneira. As equações incorporadas usando OLE são exibidas e impressas como gráficos no aplicativo host e podem ser editadas posteriormente.

Utilização

(Usando Word do Microsoft Office 365 (versão 1903) e o MathType versão 4.0)

Você pode baixar o arquivo para instalação de uma versão trial (completo por 30 dias) ou comprá-lo pelo site do desenvolvedor. Ao executar o arquivo, o programa será instalado e será criada uma aba do MathType. Clique nela e em “inline” para abrir a janela de diálogo do programa e escrever a equação.

Caso não tenha essa aba, o programa deve permanecer aberto junto com o Word. Use a janela de diálogo do programa para criar a equação, então selecione o conteúdo (CTRL+A, por exemplo), copie (CTRL+C) e cole (CTRL+V) no documento Word. Para editar o conteúdo, basta dar dois cliques rápidos na equação para então abrir a janela de diálogo.

O menu “Style” permite mudar o estilo do texto. O padrão para fórmulas matemáticas é o “Math” (SHIFT+CTRL++), que é em itálico e com maior espaçamento entre os caracteres. Um estilo para textos é o “Text” (SHIFT+CTRL+E): redondo (sem itálico) e com espaçamento regular. Você pode mudar o tipo de fonte em “Define” – o padrão é Times New Romam.

Uma boa dica de uso é: o que não estiver presente no teclado de seu computador deve ser inserido com esse software. Não utilize ponto ou x para sinal de multiplicação, e sim o ponto centralizado ou o “times”, que estão disponíveis na lista de símbolos do programa. Para blocos extensos de equações, faça cada linha separadamente. Se estiverem na mesma linha, use o símbolo de “então” ou de “portanto” (se for o último elemento).

Para aplicativos da Web, como o Gmail e o Google Docs, o MathType aceita copiar (e colar de) tags HTML (criadas ao traduzir o LaTeX da equação na Google Chart API). Em teste na versão mais recente, está um “add-in” para o Microsoft Word que integra o MathType ao programa e facilita sua instalação como um “plugin” através da loja da Microsoft.

Obs.: como este NÃO é um post patrocinado, aviso que uma opção mais livre e fácil de usar (depois de pegar o jeito) é o LaTeX, cujo uso é facilitado pela ferramenta Overleaf (veja mais no link).

Fontes