Fusão entre Climatempo e Somar Meteorologia

Em 29 de março de 2021, o Grupo Climatempo e a Somar Meteorologia assinaram uma parceria estratégica na qual a Climatempo adquire 100% da Somar, com seus fundadores passando a fazer parte do conselho de administração. Isso acontece praticamente dois anos depois de outro acordo em que a StormGeo adquiriu 51% da Climatempo, em 19 de fevereiro de 2019.

A Climatempo é pioneira em serviços meteorológicos privados no Brasil, fundada em 1988 por Carlos Magno do Nascimento e Ana Lucia Frony de Macedo. No início, a empresa fornecia informações meteorológicas para grupos de comunicação. Hoje, os principais grupos de mídia do Brasil e de outros segmentos, como varejo, indústria e engenharia, recebem informações meteorológicas da Climatempo. A empresa tem um excelente reconhecimento de marca em vários setores, com 1,6 milhão de seguidores em suas redes sociais, e sua plataforma online conquistou mais de 60 milhões de usuários únicos em 2018, um crescimento de 46% em relação a 2017.

CEOs da Climatempo e da StormGeo. Fonte: Climatempo
CEOs da Climatempo e da StormGeo. Fonte: Climatempo

A StormGeo foi fundada em 1997 e atualmente é sediada em Bergen, Noruega. É uma provedora global de inteligência meteorológica e serviços de apoio à decisão, com soluções líderes para navegação, petróleo e gás, energia renovável e serviços públicos. Seus produtos e serviços ajudam os clientes a gerenciar riscos, otimizar o desempenho, reduzir custos e aumentar a receita. A StormGeo opera em 26 escritórios em 20 países. A empresa é certificada pela ISO 9001 e se dedica a fornecer o melhor suporte possível e qualidade de serviço.

Sobre a fusão da Climatempo com a StormGeo, Carlos Magno do Nascimento, fundador e presidente do Grupo Climatempo, permaneceu à frente da empresa como CEO. Com a transação, a Climatempo expandiu o foco original da empresa em segmentos de consumo para diversos setores, por meio de investimentos substanciais em inovação e tecnologia. Além disso, obtiveram acesso a produtos e tecnologias complementares para fortalecer ainda mais sua competência e alcance, incluindo serviços e soluções focados nos setores de utilidades e energia renovável. Com a parceria, a StormGeo adquire também 30% da TV Climatempo, único canal brasileiro de previsão do tempo com programação voltada para previsões climáticas e ciências ambientais, conteúdo socioeducativo ambiental, turismo, agricultura e lazer.

“A parceria com a Climatempo nos permite aumentar substancialmente nossa posição competitiva no Brasil e na América Latina. Como a oitava maior economia do mundo, o Brasil oferece excelentes oportunidades de crescimento em uma variedade de setores da indústria, em particular na agricultura e energia. Como exemplo, estamos particularmente entusiasmados com a solução Agroclima PRO da Climatempo, que oferece suporte personalizado à decisão do produtor rural, um serviço pioneiro no mercado brasileiro.”

Per-Olof Schroeder, CEO da StormGeo

“A parceria com a StormGeo nos posiciona como um forte concorrente global em meteorologia e representa um imenso ganho em tecnologia. Soluções em inteligência artificial são cada vez mais fundamentais para a maioria das indústrias, e a meteorologia não é exceção. Nossa indústria requer mais investimentos em tecnologia para melhorar sua competitividade. Junto com a StormGeo, agora estamos prontos para dar um grande salto adiante.”

Carlos Magno, fundador e presidente da Climatempo

A Somar Meteorologia foi fundada em 24 de fevereiro de 1995, pelos meteorologistas Marcio Custódio e Marcos Massari, depois, o meteorologista Paulo Etchichury também se associou a companhia – todos ex-funcionários do INPE. A empresa nasceu com nome de Southern Marine Weather, mas sempre usou comercialmente a sigla Somar. Ela é detentora também das marcas Tempo Agora e Jornal do Tempo.

Já com a fusão da Climatempo com a Somar Meteorologia, a união das duas empresas fez com que a Climatempo tenha condições de ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e da América Latina. Os times de desenvolvimento, operação e comercial da Somar deve acrescentar muito ao resultado dessa união.

“A Fusão da Somar & Climatempo agrega um imenso valor ao mercado. Ganharemos em qualidade técnica somando nossos produtos, modelagem e experiência de nossos times. A Somar traz em sua bagagem mais de 25 anos uma forte expertise no atendimento ao Agronegócio, Energia, Mídia e Monitoramento Ambiental. Certamente juntos seremos mais fortes e competitivos para enfrentar a concorrência dos grandes players internacionais, e assim conquistar o mercado LATAM. Com a fusão teremos o portfólio mais completo do mercado, para melhor atender as necessidades de nossos clientes.”

Marcos Massari, CEO da Somar Meteorologia

Fontes

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.