Economizando a bateria do celular

Um celular smartphone pode consumir muita bateria quando utilizados todos os seus recursos e durar questão de horas. Assim, se não quiser transformar seu celular em um telefone fixo, grudado na tomada direto para recarregar, siga essas dicas para economizar energia:

  1. Existe uma opção no Android que permite monitorar quais ações estão gastando mais bateria (Configurações > Bateria)
  2. Desligar os aplicativos que não estiver utilizando (Configurações > Aplicativos > Parar)
  3. Reduzir o brilho de tela (só em ambientes muito claros precisa do brilho máximo)
  4. Desative sincronizações e atualizações automáticas
  5. Não usar widgets ou papel de parede animado/muito brilhante
  6. Desativar o GPS enquanto não estiver utilizando
  7. Desativar o Bluetooth enquanto não estiver utilizando
  8. Desativar vibração caso não seja necessária
  9. Opte pela rede 2G em vez da 3G
  10. Opte pelo Wi-fi em vez da rede 2G/3G
  11. Caso não precise usar 2G, 3G nem wi-fi, desabilite essas funções
  12. Lugares com sinal ruim ou sem sinal fazem o celular gastar mais bateria; nesses casos, desligue o celular ou deixe em modo offline, se possível
  13. Capas metálicas podem atrapalhar a recepção e envio do sinal, então evite-as
  14. O flash da câmera gasta muita energia, evite utilizá-lo

green cell phone

Alguns cuidados para se tomar com a bateria:

  • Não se deve deixar a bateria recarregar por 12h ou 24 horas, nem no primeiro e nem em nenhum outro ciclo. Isto poderá causar superaquecimento da bateria e é exatamente o calor que aumenta o desgaste
  • Não se deve usar a bateria até “acabar” (ou mesmo em cargas abaixo de 7%), por que baterias geralmente contam com circuito eletrônico de balanceamento de carga que necessitam de alguma energia para funcionar
  • As baterias atuais são feitas de Íons de Lítio e Polímeros de Lítio, usando um composto base que faz com que a bateria não sofra efeito-memória e, consequentemente não vicie. Carregue a bateria estando a carga em qualquer valor, evitando chegar perto do 0%
  • No caso de notebook, mantenha-se sempre a bateria conectada ao mesmo (exceto em caso de super aquecimento) e, se houver tomada por perto, mantê-lo sempre ligado a tomada.

As baterias de Íons de Lítio, tem um certo tempo de vida em torno de 2~3 anos (usando ou não).

Como fazer o celular ficar mais rápido

Algumas dessas dicas ajudam também para o celular funcionar mais rápido. Veja outras dicas com essa intenção:

  1. Limpeza de cache (arquivos temporários salvos no celular que podem lotar boa parte da memória interna)
  2. Atualizar o sistema operacional e aplicativos (oferecem correções de bugs, erros, medidas de segurança e outros pontos importantes para um bom funcionamento – acesse as configurações no Android, role a tela até encontrar “Sobre o dispositivo” e conclua em “Atualizações de Software”)
  3. Remover e desabilitar aplicativos que não são mais usados (acesse “Gerenciar aplicativos”, selecione-o e confirme em “Desinstalar”)
  4. Remover arquivos e adicionar um microSD
  5. Remover itens da tela inicial
  6. Desative animações e gadgets (consomem muita memória e processamento)
  7. Mantenha mais dados na nuvem e menos no smartphone (a listagem de muitos arquivos atrasam o processamento geral), principalmente longas conversas e vários arquivos recebidos pelo WhatsApp
  8. Não deixe aplicativos funcionando em segundo plano (o processador vai ter que dividir sua capacidade entre várias tarefas)

Uma alternativa emergencial é reiniciar o aparelho. Caso o celular esteja muito lento ou travando demais, também é possível fazer a formatação para deixar com sistema de fábrica. Depois, basta instalar as atualizações da plataforma e fazer as personalizações (sim, seus dados são totalmente apagados).

Notificação do correio de voz

Com tantos aplicativos de mensagens de texto e chamadas de voz, o recurso de alguém ligar e deixar gravado um recado de voz quase não é mais utilizado. Geralmente, o que acontece é que a pessoa que ligou acaba deixando entrar em querer na gravação, e a mensagem gravada é simplesmente o som de vento e o telefone desligando. Existem casos em que máquinas de telemarketing discam automaticamente e quando a pessoa atende e fala alguma coisa, um algoritmo identifica o atendimento e repassa para funcionário falar com o “proprietário da linha”, mas acaba caindo na caixa postal e gravando um “alô? alô?”. O pior é que as companhias telefônicas cobram um valor semanalmente para permitir que a pessoa escute essa mensagem.

Além disso, aparece uma notificação de que existe uma (ou mais) mensagem(s) de voz na caixa-postal, que só seria possível apagá-la ouvindo os recados (e pagando para isso). Não é possível removê-la simplesmente deslizando o dedo, como seria feito com notificações de outros aplicativos. Para tirar a notificação do correio de voz mesmo sem ouvir a mensagem (no Android), vá em “Configurações” e “Gerenciador de aplicativos”. Depois, abra a lista de todos os aplicativos, e busque o de “Telefone”. Clique nele, vá na aba “Armazenamento” e clique em “Limpar dados”.

Para cancelar o serviço, o mais eficaz é ligar na operadora e pedir o cancelamento, mas também existe a pção de fazer o procedimento via códigos de SMS – mais informações em Smartmundo – Como desativar facilmente o correio de voz ligando para a operadora. Para cancelar a assinatura do Claro Recado, basta enviar um SMS com a palavra SAIR para o número 555.