O Patrimônio Líquido representa a soma dos recursos próprios da entidade, tendo origem de seus sócios e do desempenho das atividades da empresa.
PL = BENS+DIREITOS-OBRIGAÇÕES
Após o Exercício Contábil, a entidade apura seu lucro e esse é repasssado aos sócios sob a forma de dividendos. Parte desse lucro permanece no PL, sob forma de Lucros Acumulados. A partir desse ponto, a DMPL entra, para mostrar o que foi feito com esse Lucro Acumulado. É uma satisfação dada aos sócios do destino dado ao lucro obtido pela empresa e evidencia toda a movimentação que ocorreu durante o Exercício.
O CFC por meio da Resolução CFC Nº. 1.185/09 Aprova a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis e nela a DMPL aparece como obrigatória. Visite o link a seguir: NBCTG26(R5) (cfc.org.br).
Alguns exemplos de movimentações que afetam o Patrimônio:
(+) Lucro do período
(-) Prejuízo do período
(+) Integralização de capital
Vejamos abaixo um exemplo de como retirar a DMPL de um software contábil, nesse caso o Domínio.
1° – Faça o seguinte procedimento: em Módulo Contábil – Controle – Parâmetros – Demonstrativos – Marque a opção DMPL
2° – Busque as contas do Patrimônio Líquido de sua empresa:
3° – Certifique-se que todas as contas do PL, estejam configuradas no seguinte caminho: Módulo Contábil, Arquivos, Contas Contábeis
4° – Verifique a configuração da sua DMPL, no seguinte caminho:
5° Clique em Estrutura da DMPL:
6°- Verifique se existem todas as Descrições de Contas, conforme as suas Contas do Patrimônio Líquido, caso falte alguma é só clicar em Adicionar e lembre-se de Gravar a sua inclusão;
7° – Regerar os Lançamentos da DMPL:
8° Agora é só voltar no 4° passo – Relatórios – Demonstrativos – DMPL e dar um ok
9° Seu relatório saíra da seguinte maneira:
Nas colunas temos as contas do Patrimônio Líquido e nas linhas estão os eventos que promoveram a alteração nessas contas. No nosso exemplo, a empresa iniciou a pouco tempo suas operações e por isso pouca movimentação, porém lembre-se que poderá haver muitos outros acontecimentos na instituição.
Outro ponto muito importante é: verifique se o seu saldo corresponde ao seu Balanço.
Caso ambos não estejam com mesmo saldo, volte a configuração e verifique se de fato todas as contas estão na sua Estrutura da DMPL.