Como rodar um aplicativo de celular no computador

Já aconteceu de você ter um aplicativo com recursos tão interessantes no celular que gostaria de usar em seu computador (notebook, desktop)? Uma das formas é usar uma extensão para Google Chrome que permita rodar o pacote APK (arquivo do programa em questão) do aplicativo para Android usando o navegador.

Como baixar um arquivo APK da Google Play Store

  1. Entre na Google Play Store, procure pelo aplicativo que deseja e clique nele para copiar a URL (caso esteja no celular, clique nos “três pontinhos”, compartilhar e copiar para ter a URL)
  2. Visite o site APK Downloader, cole a URL e clique em “Generate Download link” para então clicar no botão que vai surgir para baixar o arquivo (caso não consiga diretamente, clique com o botão direito e depois em “salvar link como…”)

Como rodar um arquivo APK no Google Chrome

  1. No Chrome, clique no link para o ARC Welder na Chrome web store e clique no botão “usar no chrome”
  2. Para acessar a extensão, digite chrome://apps na sua barra de endereços seguido de ENTER e clique no respectivo botão – na primeira vez, será necessário escolher uma pasta a ser usada para instalar os aplicativos do Android
  3. Clique em “Add your APK” para localizar o arquivo APK
  4. Caso necessário, altere as opções padrão de orientação da tela (paisagem ou retrato), tamanho da tela (tablet, telefone, tela cheia) e se deseja permitir que o aplicativo tenha acesso à área de transferência
  5. Clique em “Test” para iniciar o aplicativo móvel no seu computador ou “Download ZIP” para baixar os arquivos gerados.

Para remover ou ativar/desativar o aplicativo no Chrome, clique nos “três pontinhos”, mais ferramentas e em extensões (ou coloque diretamente a URL chrome://extensions na barra de navegação). Para abri-lo, use chrome://apps e clique no respectivo ícone.

Não é com todo aplicativo que esse procedimento funciona. Você também pode criar uma máquina virtual de Android no seu computador – veja mais no link. Outra opções são o uso de emuladores como o BlueStacks, o ARChon Runtime ou o chromeos-apk.

Espalhe a mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.