Cerveja amanteigada

Um dos alimentos mais conhecidos da saga de livros/filmes Harry Potter é a cerveja amanteigada. Segundo a escritora, J.K. Rowling, não tem álcool – e na verdade nem cerveja é, pois não é feita da fermentação de cereais, como a cevada maltada. Apesar de não existir uma receita oficial nos livros, é possível encontrar algumas dicas ao longo da história.

Cerveja amanteigada no “The Wizarding World of Harry Potter”. Foto: ViniRoger

O parque Universal Studios (em Orlando/Flórida) e os estúdios da Warner (em Londres) vendem oficialmente a iguaria – dizem que a versão londrina tem mais gosto de cerveja sem álcool com creme amanteigado e que a versão americana mais parece um sorvete de caramelo. Mas você pode fazer uma versão caseira dela conforme a receita a seguir.

Receita de cerveja amanteigada

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela em pó (ou a gosto)
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de sorvete de creme
  • 2 xícaras de água com gás

Procedimentos

  1. Derreta a manteiga em fogo médio
  2. Acrescente o açúcar, a água e a canela e mexa até formar o xarope
  3. Tire do fogo e coloque o xarope em uma caneca (deve dar quase 1 xícara)
  4. Leve-o até a geladeira até gelar
  5. Para servir, acrescente sorvete de creme (um pouco derretido) e despeje a água com gás em cima (isso que causará a espuma)

Como todo refrigerante, a ideia dos dois primeiros passos é fazer um xarope: uma mistura uniforme e com menos água na composição (um meio termo entre um líquido e uma calda). A essa base, deve ser acrescentada a água gasosa na proporção de 1/2 de xícara de xarope para 1 xícara (200 ml) de água gasosa.

Caneca com meia receita de cerveja amanteigada (o sorvete estava misturado com o xarope, por isso ganhou essa coloração de café com leite). Foto: ViniRoger

Fontes