Caverna do Dragão: último episódio

Apesar de nunca ter sido oficialmente produzido um episódio com a conclusão da série de desenho animado “Caverna do Dragão”, existe um roteiro feito por Michael Reaves, um dos escritores da série. Existem muitos boatos e finais alternativos, mas o fato é que esse roteiro existe e foi adaptado para os quadrinhos e também animado/sonorizado por um grupo de fãs! E não, eles não voltaram dirigindo um carro francês.

Principais personagens de Caverna do Dragão
Principais personagens de Caverna do Dragão

O RPG “Dungeons & Dragons” (Masmorras e Dragões)

O desenho é baseado no jogo de RPG “Dungeons & Dragons” (tanto que esse é o título original do desenho). A sigla RPG vem de “Role-playing game”, sendo um jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. As regras são determinadas previamente, mas os jogadores podem improvisar livremente.

O jogo foi criado em 1971 por Gary Gygax e Dave Arneson, sendo considerado o primeiro jogo de RPG. Inicialmente um simples jogo de miniaturas, virou ponto de partida para os jogadores criem personagens que embarcam em aventuras fantásticas e adquirem pontos de experiência em ações ao longo da história. O Mestre de Jogo (“Dungeon Master” ou DM, no original) atua como juiz e narrador, sendo responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.

Cada jogador tem uma ficha de personagem, com os pontos de cada habilidade: força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma. Também existe uma miniatura, que anda sobre um tabuleiro quadriculado, onde algumas ações mais complexas/perigosas são decididas por sorte através do jogar de dados poliédricos (em vez de ir até 6, existem dados que vão até 20), cujas habilidades numericamente contribuem aos resultados dos dados.

Assim como no jogo, cada jovem que entrou nesse novo mundo existente no desenho recebeu um personagem e uma arma mágica. Assim, poderiam vivenciar aventuras, enfrentando monstros e ganhando experiência. Os personagens estão entre os mais clássicos a serem escolhidos no universo de D&D.

A série animada “Caverna do Dragão”

Coproduzida pela Marvel Productions, TSR (empresa que lançou o D&D) e Toei Animation (animações), a série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1985 pela rede de televisão estadunidense CBS. Estreou no Brasil em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo, somente as duas primeiras temporadas. A terceira só apareceu em 1994, na TV Colosso, com nova dublagem.

Na história, um grupo de seis jovens em um parque de diversões embarcou em uma montanha russa chamada “Dungeons & Dragons”. Contudo, durante o passeio, um portal se abriu e transportou as crianças para outro mundo, chamado simplesmente de Reino, no qual já aparecem trajando outras roupas e recebem as armas mágicas de alguém que se apresenta como o Mestre dos Magos (“Dungeon Master”). Os jovens e seus personagens são:

  • Sheila, a ladra (arma mágica: capa de invisibilidade) – a mais sensível do grupo
  • Bobby, o bárbaro (arma mágica: tacape) – irmão mais novo de Sheila, adotou uma unicórnio (Uni)
  • Diana, a acrobata (arma mágica: bastão) – foi campeã juvenil dois anos seguidos em ginástica no seu estado
  • Eric, o cavaleiro (arma mágica: escudo) – resmungão e ranzinza, costuma ser o alívio cômico do grupo
  • Presto, o mago (arma mágica: chapéu) – estereótipo do personagem estudioso e medroso, suas mágicas raramente dão certo
  • Hank, o arqueiro (arma mágica: arco) – mais velho e líder do grupo

Em boa parte das aventuras, o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as armas do poder dos jovens com a intenção de derrotar tanto o Mestre dos Magos quanto o dragão de cinco cabeças Tiamat, para assim dominar o Reino.

Vingador vs Tiamat: Vingador tem asas e não voa, mas seu cavalo "pesadelo" não tem asas e voa
Vingador vs Tiamat: Vingador tem asas e não voa, mas seu cavalo “pesadelo” não tem asas e voa

Essa lista de episódios apresenta o resumo de todos os episódios, data de lançamento e escritores. Todos os episódios dublados estão disponíveis nesse outro link, para assistir gratuitamente no Youtube.

O último episódio

As duas primeiras temporadas tiveram audiências de agrado das equipes que produziram a série animada. Já a terceira temporada, sofreu um decréscimo insatisfatório. A emissora começou a cogitar o cancelamento do desenho, já que a TSR estava sofrendo fortes dificuldades financeiras. Produzida até o episódio 27, o episódio 28 poderia seguir três caminhos; ser cancelado sem prosseguir a produção, prosseguir e deixar uma brecha para possibilitar uma continuidade em uma quarta temporada, ou simplesmente produzir um episódio final com o desfecho dos seis garotos.

Requiem é o episódio final da série, escrito pelo roteirista Michael Reaves (1950-). Ele também escreveu livros com histórias de Star Wars e roteiros para He-man, Batman, Caça-fantasmas, Homem-aranha e outros. Como não foi produzido para virar um desenho oficial, sempre existiram boatos e roteiros não-oficiais – provavelmente o mais famoso é o de que todos estavam mortos e passando um tempo no inferno.

Por volta do ano 2000, o próprio Michael Reaves resolveu fazer uma publicação em seu blog para desmentir esses boatos. Para provar que aquele suposto final não era verdadeiro, divulgou o roteiro do episódio Requiem, disponível no link.

Em 2006, foi lançado um DVD de Caverna do Dragão nos Estados Unidos, contendo, além de todos os 27 episódios da série, um “radio show” em que a história de Requiem é narrada e as falas dos personagens são feitas por dubladores profissionais, sendo alguns deles os mesmos da série original.

Também em 2006, no Brasil, a revista Neo Fanzine fez uma HQ, dividida em quatro partes, baseada nesse roteiro. O estilo é de mangá, em preto e branco, com o traço um pouco diferente do desenho, mas bastante fiel à história.

O cartunista brasileiro Reinaldo Rocha aproveitou a existência do roteiro também e fez uma história em quadrinhos com base nesse roteiro – disponível no link. Em 2015, decidiram juntar o “radio show” com os quadrinhos, e o resultado pode ser visto no link.

Uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter foi criada para que o público pagasse por uma produção profissional do capítulo. No entanto, a Disney, que tinha os direitos de Caverna do Dragão, não permitiu que dinheiro fosse arrecadado para algo de sua propriedade.

Em 2016, Ryan Nead, um fã americano da série que sempre quis ver esse episódio final, resolveu começar a trabalhar em sua própria versão do capítulo. Em 2017, Nead ganhou a ajuda de outro fã, Marshall Hubbard. Katie Leigh, e sua filha, Laura Pavlakovich, que dublaram Sheila, Bobby e Diana, regravaram gratuitamente as falas dos personagens para o projeto.

Ele fez uso de um procedimento de rotoscopia, onde o animador redesenha quadros de filmagens para animação. Desse modo, aproveitou de cenários tanto de Caverna do Dragão quanto de outros desenhos. As vozes foram reaproveitadas do “radio show” do DVD. Já a trilha sonora, que nunca foi lançada separadamente, teve que pegar trechos dos outros episódios.

Enfim, dia 29 de setembro de 2020, após 4 anos e 4 meses de produção, os dois fãs terminaram o episódio final de Caverna do Dragão e disponibilizaram o resultado no YouTube. O vídeo está com o áudio em inglês, mas é possível colocar legendas em português:

Nesse episódio, o Vingador afirma que, sem a presença do Mestre dos Magos, os jovens já estariam perdidos. Com isso, propõe um desafio ao mentor valendo a chave de retorno à Terra; se derrotados, morreriam. Enquanto isso, os jovens lutavam contra uma Hydra. Quando o Mestre dos Magos aparece, ele se recusa a ajudar, alegando que não era problema dele. No entanto, o Vingador oferece o retorno em troca de ajuda.

Metade do grupo aceita a proposta em busca da chave, mas a outra metade desconfia da boa ação do vilão. Após se separarem e passar por apuros, os grupos acabam se encontrando no local, que fica em uma torre no fim do reino.

Uma chave é realmente encontrada num sarcófago, esculpido com as vestimentas do vilão, levantando ainda mais dúvidas. Uma briga entre os membros inicia, com Hank e Eric debatendo se a chave deveria ser jogada no abismo ou se era mais um truque. Em meio à discussão, um monstro azul de tentáculos atrapalha a discussão, fazendo o grupo se unir contra a criatura.

Durante a briga, Hank se desequilibra e cai no abismo. O Vingador aparece, orientando para que a cahve fosse atirada ao abismo. Eric desacata a sugestão e a coloca em uma fechadura da tumba, liberando uma forte luz. Com isso, são abertos diversos portais e libertando outros seres que também estavam presos nesse mundo. Também verificam que Hank se pendurou em um desnível no abismo e se salvou.

O Vingador também é acometido pela luz, tornando-se um jovem que também queria ser liberto. O ancião, por sua vez, agradece aos jovens pela coragem e por trazer o filho de volta, revelando que o principal vilão do desenho, na verdade, era um filho amaldiçoado do Mestre. Abre-se um portal permitindo que as crianças voltem para seu mundo.

O roteiro final deixa o destino deles em aberto, apesar do vídeo mostrar Presto ficando com a Uni para aprender magia com o filho do Mestre dos Magos. Também é possível notar que o Mestre dos Magos queria que eles libertassem seu filho – esse seria o propósito deles estarem por lá. Vendo a origem do Mestre dos Magos no RPG, dá para entender porque ele não falava logo o que era pra fazer. Quem está mestrando não pode mandar um personagem fazer uma coisa ou outra, só sugerir – igual o mestre dos magos fazia, falando por metáforas.

Fontes

Compartilhe :)

3 comments

    1. Oi Rodrigo, que bom que gostou do texto. E muito obrigado por compartilhar os textos. A discussão inicial sobre fanfic tem tudo a ver com esse novo vídeo feito por fãs. E essa fanfic sobre o início de tudo realmente ficou bem amarrada, explica muita coisa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.