Capitão Marvel Jr. versus The Weatherman

Se você acha que o meteorologista que prevê chuva no seu final de semana na praia é um vilão, saiba que ele não pode controlar o tempo. Mas e se existisse um vilão de histórias em quadrinhos que pudesse controlar o tempo conforme bem intendesse? Este é o enredo de uma história em quadrinhos de outubro de 1944: Captain Marvel Jr. vs The Weather Man.

Capa da HQ Captain Marvel Jr. #24, que contém a história Captain Marvel Jr. vs The Weather Man. Fonte: dtacollectibles
Capa da HQ Captain Marvel Jr. #24, que contém a história Captain Marvel Jr. vs The Weather Man. Fonte: dtacollectibles

Mas então esse Capitão Marvel é da Marvel, certo? Não, ele é da DC, sua concorrente direta do mundo dos quadrinhos! Como assim? Na verdade, o Capitão Marvel (não o Júnior) foi criado pela extinta Fawcett Comics e adquirido pela DC Comics. Seu nome é uma contração da palavra inglesa “Marvelous” (Maravilhoso, em português).

Criado em 1939, o personagem apareceu pela primeira vez em fevereiro de 1940 (Whiz Comics #2). O adolescente Billy Batson, um jovem que trabalhava como repórter de rádio, foi escolhido devido a sua bondade interior para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo. Sempre que Billy fala o nome “Shazam”, ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que transforma-o em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos (e vice-versa). Seus poderes vêm de seis personagens que lhe concedem tais características: a sabedoria de Salomão; a força de Hércules; a coragem de Aquiles; o poder de Zeus; a resistência de Atlas e a velocidade de Mercúrio.

Depois de um tempo que a DC adquiriu todos os direitos sobre os personagens nos anos 1990, ele começou a ser chamado de Shazam! Shazam Jr., conhecido como Capitão Marvel Júnior até 2011, é uma versão mirim do Capitão Marvel/Shazam. Sua primeira aparição foi de dezembro de 1941 (Whiz Comics #25). Esse é o codinome de Freddy Freeman, que recebeu uma porção do poder de Billy para ser salvo da morte.

The Weatherman

A HQ Captain Marvel Jr. #24 pode ser vista integralmente no link, mas já está apontado para a página onde começa a história “Captain Marvel Jr. vs The Weather Man” (páginas 25 a 31). Nela, The Weatherman (O Homem do Tempo) é o inimigo do Captain Marvel, Jr.

Início dos quadrinhos da história - é, diferentemente da capa, agora o weatherman parece o Presto do Caverna do Dragão envelhecido.
Início dos quadrinhos da história – é, diferentemente da capa, agora o weatherman parece o Presto do Caverna do Dragão envelhecido.

Pessoas de todo o mundo já reclamam do tempo faz milhares de anos. Isso até que um dia na década de 1940, o Weatherman se cansou e produziu uma série de eventos extremos, que o Capitão Marvel Junior teve dificuldade em neutralizar. Foram uma grande chuva seguida por enchente, mas salava por uma barragem feita pelo herói, uma forte onda de calor, reduzida ao levar um iceberg para o litoral, e uma chuva com enormes pedras de granizo, que usou chaminés para aquecer e derreter os blocos de gelo.

O Capitão Marvel foi tomar satisfação com o Homem do Tempo. Após uma conversa improdutiva com o jovem super-herói, o velho e frustrado Weatherman entrou em greve. Ele desligou seu maquinário e uma estranha mudança atingiu a Terra. Não havia calor, nem frio, nem vento, nem chuva, nem mudanças no tempo. Os barcos a vela pararam de se movimentar, as colheitas começaram a falhar e as pessoas entraram em pânico.

Capitão Marvel Junior resolveu o problema persuadindo 50.000 pessoas a assinarem uma petição, dizendo que sentiam muito, o que acalmou o velho cavalheiro, e ele restaurou o clima. Sim, é assim que convencem o Weatherman, mas a moral da história aqui era usar “thoughtfulness instead of force”. Interessante notar que as pessoas anseiam por mudanças no TEMPO, como eventuais vento e chuva, e não no CLIMA (condições de longo prazo, situação em que a humanidade vive atualmente).

Fontes

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.