Labirintos e Máquina de Rube Goldberg

Um labirinto é formado de um percurso complicado com a intenção de desorientar a pessoa que o percorre. Já a Máquina de Rube Goldberg é uma máquina que executa uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, geralmente utilizando uma reação em cadeia. Ambas podem ser encaradas como maneiras propositalmente mais complicadas de se atingir um objetivo.

Labirinto "Reignac-Sur-Indre" (França) e The Incredible Machine, jogo da Sierra de 1992.

Labirinto “Reignac-Sur-Indre” (França) e The Incredible Machine, jogo da Sierra de 1992.

Labirinto

Dédalo é um personagem da mitologia grega que era arquiteto e inventor. Construiu um labirinto que construiu para o rei Minos, de Creta, para aprisionar o Minotauro. Para se tornar rei, Minos havia feito um trato com Posseidon, deus dos mares, concordando em sacrificar um touro branco. Mas como ele achou o touro muito bonito, mudou de ideia. Como castigo, fez com que sua mulher, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Ela pediu para Dédalo construir uma vaca de madeira para ela se encontrar com o touro. Dessa união maluca, nasceu o minotauro.

Palácio de Knossos (Creta, Grécia).

Palácio de Knossos (Creta, Grécia).

Desesperado e com muito medo, Minos pediu a Dédalos que lhe construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta. Todos os anos, sete rapazes e sete mulheres de Atenas deveriam ser enviados para serem devorados pelo Minotauro. Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu apresentou-se voluntariamente para ir a Creta matar o Minotauro. Uma observação: a lenda contada na região de Ática atribui o nome Teseu, enquanto que a contada no Peloponeso considera o dórico Héracles e depois chamado de Hércules pelos romanos, considerando as mudanças que o mito recebeu com o avançar dos anos. Ao chegar à ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixonou-se pelo herói grego e resolveu ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perdesse no labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, com que Ariadne o presenteara, pondo fim aquela terrível criatura.

Esse tipo de labirinto, com estruturas que visam confundir com entradas e saídas múltiplas, recebe o nome em inglês de “maze”. Já o labirinto com caminhos unidirecionais que, após algumas voltas, sempre levam a um mesmo ponto, é conhecido como “labyrinth”.

O filme “Labirinto” (Labyrinth, 1986) é uma obra de fantasia na qual a adolescente Sarah está irritada por ter de tomar conta de seu irmão mais novo e deseja que o Goblins (de uma peça que ela estava estudando) o leve. Então ele some e ela descobre que foi raptado pelo Rei dos Duendes, interpretado por David Bowie. Para resgatá-lo, Sarah terá de passar por um complexo labirinto repleto de criaturas estranhas. Em um dos pontos, ela deve resolver um interessante desafio de lógica:

Nesse desafio, sabemos que um só mente e o outro só diz a verdade. Se pedir a opinião dos dois simultaneamente (ou seja, pedir para um dizer o que o outro diria), o resultado sempre será uma mentira. Isso acontece pois o que fala a verdade sempre diria o que o mentiroso diz. Ou se ele for o mentiroso, diria o oposto do que o verdadeiro diz.

Já o filme “Maze Runner: Correr ou Morrer” (2014) mostra Thomas acordando preso em um elevador fechado e sem memória sendo transportado até uma clareira cercada por um enorme labirinto, onde encontram-se um grupo de outros garotos. Todo mês aparece mais um integrante, que tentam sobreviver às ameaças de monstros assustadores, os Verdugos, mantidos à distância pelas grandes portas que fecham ao anoitecer. Por trás de tudo, está uma misteriosa organização conhecida como C.R.U.E.L. Veja como funciona o labirinto de Maze Runner clicando no link.

Um labirinto tridimensional pode ser visto no filme “Cubo” (1997). Sete pessoas com perfis completamente diferentes são misteriosamente presas em um labirinto de alta tecnologia. Sem comida nem água, eles precisam encontrar um meio de sair do local tomando cuidado para não acionar armadilhas letais, que surgem conforme avançam nos cubos.

Já um labirinto multidimensional aparece na sequência de “Cubo”, o filme “Hipercubo” (2002). Novamente são colocadas pessoas no cubo, porém com novas armadilhas. A única coisa que querem é sair do claustrofóbico cubo. Com o decorrer do tempo eles percebem que não apenas as armadilhas estão presentes como alguma espécie de distorção do espaço/tempo afeta o funcionamento das salas. No último filme da trilogia, “Cubo Zero” (2004), ocorre uma viagem a um local misterioso e uma trama envolvendo operadores do cubo.

O “Labirinto do Fauno” (2006) apresenta Ophelia como a reencarnação de uma princesa em um universo paralelo onde exitem seres fabulosos. Porém a garota se vê presa entre esse mundo fantástico e o mundo real, no qual passa por momentos familiares conturbados com seu padastro. Com a morte da mãe, Ophelia resgata o seu irmão do padrasto, mas ele inicia uma caçada para recuperar o filho. A fantástica magia do labirinto ajuda-a a escapar, e a leva de encontro com o fauno.

O clássico “O Iluminado” (The Shining, 1980), de Stanley Kubrick, possui um labirinto junto do hotel onde se desenvolve a trama. Durante o inverno, um homem (interpretado por Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado. Uma forma de ver o filme seria considerar Jack Torrence uma reencarnação do mitológico Minotauro, e o hotel seria o labirinto sob seu domínio.

A sequência de filmes de terror Hellraiser são baseados em uma antiga relíquia em forma de cubo, conhecida como a Configuração do Lamento. Ao resolver o quebra-cabeça, a pessoa entra em uma outra dimensão povoada pelos Cenobitas, criaturas deformadas, vestindo couro preto, que sentem prazer na dor. Em troca do “prazer”, o cubo exige a alma do usuário. No segundo filme, o protagonista então é levado ao Inferno, que tem a forma de labirintos, dominados pelo demônio Leviatã.

Esses e outros filmes com labirintos podem ser vistos na compilação abaixo:

Os labirintos podem se apresentar de várias maneiras interessante, como formados por cercas-vivas, plantações, espelhos ou construídos. Veja alguns desenhos e jogos de labirintos clicando no link.

O maior labirinto do mundo fica na cidade de Fontanellato, na província de Parma (Itália). O local conta com mais de 5.000 metros quadrados de área e cerca de 3 quilômetros de caminhos. Foram utilizados vários tipos de plantas, principalmente o bambu. No centro do labirinto, que é o destino final dos visitantes, se encontra uma pirâmide que abriga uma pequena igreja e duas suítes luxuosas. Antes o maior ficava no Havaí, que conta com uma variedade enorme de vegetação havaiana,e um abacaxi no cento, bem como 8 estações secretas.

Nos EUA, é comum que os agricultores apresentem ao público labirintos em plantações de milho, cujo trabalho começa a ser feito entre julho e agosto e fica pronto na época do Halloween, em outubro. Veja como eles são feitos na matéria Americano vira especialista em criar labirintos no milharal.

O Labirinto de Villa Pisani, em Veneza, é um dos mais famosos e bem preservados do mundo. O de Andrassy Castle, na Hungria, também é formado por cercas-vivas. O de Hampton Court, localizado em Londres, foi plantado entre 1689 e 1695. Os jardins do palácio Hatfield House, na Inglaterra, também possuem um grande labirinto. No centro da Praça das Flores em Nova Petrópolis (RR), o Labirinto Verde proporciona uma oportunidade para brincar, perder-se e encontrar-se em meio à natureza. Veja esses e outros labirintos clicando no link.

Na Sérvia, o parque de diversões Bambiland era um projeto comercial do filho do ex-presidente Slobodan Milosevic, que contava com um labirinto com paredes de concreto. O parque foi abandonado e saqueado quando ele fugiu do país, em 1999. Outros labirintos no mundo são feitos com gelo, lâmpadas, livros, etc em exposições temporárias, com tamanho reduzido.

O Algoritmo de Tremaux é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas enunciada pelo engenheiro francês Charles Pierre Trémaux (1859 – 1882) para achar a saída de um labirinto. O caminho deve ser escolhido conforme os seguintes passos:

  • Nunca siga o mesmo caminho duas vezes
  • Se você chegou a uma encruzilhada nova, não importa o caminho a seguir
  • Se algum caminho leva a um cruzamento velho, ou um beco sem saída, você deve voltar a entrada do caminho
  • Se um caminho velho leva a uma encruzilhada já passada, você deve escolher outro caminho

Quanto maior o número de encruzilhadas, maior é o tempo de resolução do labirinto. Imagine só a aplicação desse algoritmo no labirinto mais difícil do mundo (clique no link para conhecê-lo)!

Máquina de Rube Goldberg

Essa expressão foi criada em referência ao cartunista americano e inventor Rube Goldberg, autor de diversos dispositivos com essa base de funcionamento. Quem já assistiu à abertura do programa infantil “Rá Tim Bum” da TV Cultura já viu uma dessas máquinas em funcionamento.

O objetivo é incluir o maior número de passos possível para realizar uma tarefa relativamente simples. Uma das atrações turísticas da cidade de Serra Negra é a “Disneylândia dos Robôs”, que possui algumas dessas máquinas funcionando continuamente e outras acionadas pelos visitantes. Além disso, possui armas antigas, coleções, réplicas do Egito antigo, uma torre com vista panorâmica da cidade, dentre outras atrações.

O link a seguir mostra a máquina de Rube Goldberg mais devagar do mundo, feita por Bob Partington (em um trecho, é preciso esperar a grama crescer para empurrar a bolinha).

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.