Somando pontos georreferenciados por regiões

Considere que você tenha um arquivo com um conjunto de dados, cada um com sua respectiva coordenada geográfica (latitude e longitude). Como calcular o número total de pontos espalhados sobre um mapa para cada uma das regiões representadas? Por exemplo, você quer saber quanto pontos tem no Brasil? Como relacionar cada ponto a um determinado limite de coordenadas? Segue um algoritmo (com alguns scripts) que podem tornar possível a resolução desse problema.

Primeiramente, crie uma figura PNG que seja um mapa onde cada divisão (país, estado, etc) tenha um tom diferente de cinza (ou seja, um número entre 0 e 255 para cada divisão) ou uma cor diferente. Segue um exemplo dessa figura contendo os países da América do Sul:

south_america

Essa figura foi feita através de um script IDL parecido com o que segue. Você deverá ter um arquivo shapefile contendo o mapa da região (sem as cores) e fixar os limites do mapa (lat_sup, lat_inf, lon_esq e lon_dir).

A ideia de como visualizar correspondência “posição no vetor” x “índice de cinza no mapa” está a seguir:

Segue o script (imprime_totais.pro) que aplica essa ideias. O arquivo de entrada deve ter as seguintes colunas: ano,mes,dia,hora,minuto, segundo,mili,latitude,longitude,flag. Os limites do mapa foram definidos no código.