Python para ler e escrever em planilha

Existem algumas formas de integrar o python com o Microsoft Excel. O próprio pandas possui funções que facilitam a leitura e escrita em planilhas (sem apagar os dados anteriormente gravados nelas), conforme segue o exemplo comentado a seguir. Para executar o script, primeiro crie o arquivo “exemplo.xlsx” (com uma planilha de nome “Plan1”) no mesmo diretório.

O arquivo Excel deve permanecer fechado ao realizar a execução. Se rodar o script novamente, será gerada uma nova tabela que aparecerá na sequência.

Usando o arquivo atualizado nesse exemplo, ele pode ser usado também para leitura e escrita nesse outro script, que usa o módulo “win32com.client” – instalado através do comando “pip install pypiwin32”. Nele, o arquivo será aberto e selecionada uma parte da tabela com tamanho 3×3, que será impressa na tela.

Foram feitas funções para tornar o trabalho de abrir, selecionar e gravar no arquivo Excel um pouco mais gerais e diretas. O arquivo editado deve permanecer aberto durante a execução do python. O que existir nas células que estiverem recebendo texto será sobrescrito. Se fechar o arquivo e não salvar, tudo voltará ao estado original (anterior à execução o python).