Nostalgia – Vídeo games

Lembra daqueles jogos antigos de vídeo game ou de computador, da década de 90? Ou que você ouviu falar que são clássicos e você deveria conhecer? Mesmo não tendo o console ou sistema DOS para jogar, você possui alternativas. Uma delas é a utilização de emuladores para jogar no seu computador. A organização Internet Archive disponibilizou alguns games antigos para jogar online! Os jogos mais antigos são muito leves e quase não ocupam espaço ou processamento, já os novos são o contrário.

Manual do Atari 2600. Foto: ViniRoger
Manual do Atari 2600. Foto: ViniRoger

O Atari 2600 foi lançado em 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Seu controle era através de um dos primeiros joystick digitais, composto por um simples “fire button”. Cada jogo vinha programado em um cartucho, que devia ser inserido no console para ser executado. A imagem saía em um televisor comum. A maioria dos jogos usam 2 kB e 4 kB, capacidade máxima do sistema. Dentre os jogos mais conhecidos, estão Asteroid, Adventure, Breakout, Yars’ Revenge, E.T. e Pac-Man.

Vídeo Game Phantom System: console, controles, pistola e cartuchos. Jogos: super grafix, Super Mario Bros. 3, Marios's 2, Shooting in the Alley, Yo! Noid, Gauntlet, Rolling Thunder, Crime Busters, Adventures of Lolo, Mr. Moai, Flipull.
Vídeo Game Phantom System: console, controles, pistola e cartuchos (com adaptador). Jogos: Super Grafix, Super Mario Bros. 3, Marios’s 2, Shooting in the Alley, Yo! Noid, Gauntlet, Rolling Thunder, Crime Busters, Adventures of Lolo, Mr. Moai, Flipull.

O Phantom System foi o primeiro console brasileiro, clone do Nintendo Entertainment System, lançado pela empresa brasileira Gradiente no final dos anos 1980, compatível com os cartuchos desse sistema. Possuía a mesma plataforma 8-bit da Nintendo, e entrada para cartuchos de 72 pinos (padrão norte-americano). Era possível no entanto, utilizar cartuchos de 60 pinos (padrão japonês), com o uso de um adaptador. O Phantom System tinha um gamepad com formato similar ao modelo usado no Sega Mega Drive e também uma pistola.

Os emuladores, instalados no computador, imitam consoles atuais e antigos como Atari, NES, SuperNES, Nintendo 64, Master System e MegaDrive. Para tornar a experiência mais realista e reviver seus momentos com aquele console antigo, é possível plugar joysticks no PC, via placa de som ou porta USB. Uma lista dos mais populares pode ser vista nesse site e nesse outro site para Android.

Cenas de confrontos finais de jogos de Vídeo Game
Cenas de confrontos finais de jogos de Vídeo Game

A Nintendo lançou uma ferramenta online que permite criar papeis de parede (para monitor e celular) com a temática do Super Mario Bros. 1, Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U. O site está todo em japonês, mas é bem intuitivo o bastante para que se compreenda as instruções. Depois de usar personagens, blocos e outros objetos para formar o cenário, basta baixar o arquivo e usar como quiser. O Super Mario Maker pode ser acessado nesse link.

Outra forma de matar a saudade é assistir aos longplays no youtube. Longlpay é um vídeo capturado ao se jogar um game, do início ao fim, geralmente explorando ao máximo os bônus e dicas. São bem interessantes, caso não possa ficar jogando e somente queira lembrar da história e experiências passadas. Um bom site com vários vídeos era o longlpays.org, mas parece que foi tirado do ar.

Também existem longplays para jogos de PC, como os Adventure Games da LucasArts (Sam & Max, Day of the Tentacle, The Dig, Escape from Monkey Island, Full Throttle, Grim Fandango, Indiana Jones…).

Adventure Games da LucasArts
Adventure Games da LucasArts

Qual foi seu jogo preferido? Compartilhe conosco através do espaço de comentários logo abaixo!