Museu de aviação da TAM

O Museu de Aviação da TAM fica em São Carlos (interior de São Paulo) e tem um acervo impressionante. Logo na entrada, é como se você estivesse chegando ao aeroporto: você passa por baixo de uma pista, estaciona e a entrada é como se fosse a área de check in (foto abaixo). O capricho em todas as atrações do museu é impressionante, pensaram em todos os detalhes (por exemplo, para descer a rampa de acesso ao hangar, o caminho no chão é pintado como se fosse uma pista de aeroporto).

Entrada do Museu da TAM (pagamento do ticket de ingresso)
Entrada do Museu da TAM (pagamento do ticket de ingresso). Foto: ViniRoger.

Tem um avião DC-3 exposto ao ar livre e dá pra ver o hangar com aeronaves para manutenção, de diferentes companhias aéreas (veja foto no final do post; tem um slide show do UOL sobre a manutenção de aeronaves da GOL que é muito interessante).

Ao entrar no museu (novamente, parece que você vai entrar na sala de embarque), tem uma rampa com subida suave e, conforme você sobe, vai conhecendo vários fatos sobre a história da aviação. Começa desde as primeiras tentativas do homem voar até os foguetes e aviões supersônicos, através de fotos, painéis, vídeos e maquetes. A rampa termina em uma sala com um vídeo introduzindo o pátio de aeronaves que você poderá ver ao entrar no mezanino da saída da sala (foto).

Vista do hangar do museu da TAM e parte do acervo (no centro, Fokker 100)
Vista do hangar do museu da TAM e parte do acervo (no centro, Fokker 100)

Em exposição existem diversas aeronaves civis (como o Fokker 100, que você pode entrar e tirar fotos e o Constellation), militares e reconstituição de aeronaves históricas, como o 14-bis e o Demoiselle de Santos Dumont. Também existem os dioramas, que são reconstituições artísticas do contexto histórico do avião. Por exemplo, o Spitfire e a Segunda Guerra Mundial, ou também o Cessna 140 do piloto Milton Verde, que pousou em uma clareira na selva após ter ficado perdido na Bolívia. O piloto teve ferimentos mas sobreviveu durante 70 dias, os quais ele escreveu um diário contando tudo o que estava se passando até seu último dia de vida, quando morreu isolado, de sede e fome (vale a pena ler o diário, está exposto lá).

Fechando a visita, tem uma seção com uniformes históricos de tripulantes, um simulador de voo para os visitantes, vista do interior do hangar de manutenção de aeronaves e até um barzinho. Ao sair tem uma loja de souvenirs. Tem muitas outras coisas interessantes lá, mas só indo mesmo para ver, imperdível para os amantes de aviação!

Hangar de manutenção de aeronaves
Hangar de manutenção de aeronaves. Foto: ViniRoger.

O Museu da TAM fica na Rodovia SP 318, km 249,5 (São Carlos), veja o mapa abaixo. IMPORTANTE: o museu foi fechado no início de 2016 sem previsão de retorno (existe uma movimentação para transferir o acervo para o Campo de Marte, mas são só boatos).

Já visitou o museu? Deixe sua impressão no espaço de comentários! =)