Marketing pessoal

O marketing é o conjunto de ferramentas utilizado para que uma idéia ou produto ou você mesmo (aí diz-se marketing pessoal) seja conhecido, apreciado e utilizado. Trabalhando essa habilidade, você poderá “aparecer, sem ser chato, e de conseguir a simpatia, sem ser chato” (Max Gehringer).

Aceitação

A rejeição leva a pessoa a buscar mais aceitação, só que geralmente ela busca através de coisas vazias (como roupas novas, status) e pessoas vazias (“curtidas” de pessoas até mesmo desconhecidas no facebook, por exemplo). Quanto mais uma pessoa busca aceitação, menos ela se ama e menos se valoriza. Na verdade, ela deve buscar investir em si mesma, tornando-se uma pessoa atraente.

Uma das formas de se tornar mais atraente é desenvolvendo algumas qualidades raras hoje em dia, como ser Fiel, honesto, Homem/Mulher que crê em Deus, ter palavra, bom caráter, ser agradável, ser seguro de si, inteligente (não vive pela emoção, mas com sabedoria), ser carinhoso, tem generosidade, ser de Fé (destemida), companheiro e ter transparência – afirma o Bispo da IURD, Renato Cardoso. Conclusão: Se a pessoa desenvolver essas qualidades raras dentro de si, não apenas será aceito, mas disputado.

Segundo o escritor e administrado de empresas Max Gehringer, são as qualidades a serem trabalhadas para melhor proveito pessoal e de carreira profissional as seguintes:

  1. Liderança: influenciar positivamente as pessoas e formar opiniões;
  2. Confiança: se você não confiar em seu trabalho, quem mais? Para isso, é necessário saber exatamente o que está fazendo;
  3. Visão: entender o quê está fazendo, porquê está fazendo e sugerir pequenas melhorias;
  4. Espírito de equipe: oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado;
  5. Maturidade: solucionar conflitos sem criar novos conflitos (improvisação e criatividade muitas vezes pode ajudar em um momento sob pressão);
  6. Integridade: fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém;
  7. Visibilidade: o primeiro a ser voluntário para uma tarefa (esteja disposto a aprender coisas novas);
  8. Empatia: elogiar o trabalho do colega (quando fizer algo bom) e reconhecer o mérito dos outros;
  9. Otimismo: muitas vezes as pessoas veem tudo pelo lado ruim, mas sempre existe um lado bom;
  10. Paciência, não atropelar as coisas nem pessoas.

Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental e emocional são fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do espírito.