Estações meteorológicas do CGE-SP

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na Capital. Sua equipe conta com o apoio de diversas ferramentas para suas atividades, dentre elas uma rede própria de estações meteorológicas automáticas em diferentes pontos da capital e região metropolitana.

Estação meteorológica automática do Jabaquara (CGE-SP). Fonte: Google Street View
Estação meteorológica automática do Jabaquara (CGE-SP). Fonte: Google Street View

Os dados horários dos últimos dois dias estão disponíveis em sua página da internet na forma de gráfico e de tabela, das seguintes variáveis: chuva (mm), velocidade do vento (m/s), direção do vento (o), temperatura (°C), umidade relativa (%) e pressão (mb).

O mapa a seguir contém o nome e a localização de cada uma dessas estações (Fonte: Fórum abaixo de zero). Também contém três estações oficiais do INMET https://mapas.inmet.gov.br/ na região metropolitana (Mirante de Santana, Interlagos e Barueri) e a estação do IAG-USP https://estacao.iag.usp.br/ (Parque Cientec) – dados disponíveis nos respectivos links.

O Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP) faz uso da Rede Telemétrica de Hidrologia do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). Os mapas com as estações de algumas redes podem ser vistos nos seguintes links:

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.