Câmera all sky e time-lapse

Uma câmera de céu inteiro (“all sky” ou “whole sky”) é uma câmera para capturar uma fotografia de todo o céu, com o horizonte como borda. Os primeiros modelos eram baseados em uma série de fotos com lentes inclinadas para o horizonte a uma elevação de 45 graus. Com uma lente cobrindo um campo angular de 90 graus, essa câmera girava em torno de um eixo vertical. Atualmente, existem diferentes tipos de instrumentos para registrar o céu com objetivo meteorológico, como:

  • Whole/All sky camera (WSC) – câmera de vídeo digital colorida montada com uma lente olho de peixe (campo de visão de 180°) apontada para o zênite
  • Total sky imager (TSI) – câmera de vídeo digital colorida montada para olhar para baixo em um espelho curvo, visando fornecer uma visão de horizonte a horizonte do céu (campo de visão efetivo de 160°)
  • Whole sky imager (WSI) – medir radiações em faixas distintas de comprimento de onda em todo o hemisfério
  • Ground-based cameras – pode ser um nome geral para qualquer uma das outras ou definir especificamente uma câmera apontada para uma região do céu

Câmeras “all sky” geralmente são utilizadas em astronomia e em meteorologia, particularmente para o estudo de nuvens. Ela pode ser equipada com um dispositivo de rastreamento solar para bloquear a forte luz do sol. Visando minimizar o efeito da iluminação excessiva, também podem ser obtidas duas imagens quase simultâneas usando uma abertura menor em uma delas, para captar objetos brilhantes, ou fazer uso de técnicas como HDR, que permitem tirar fotografias de alta faixa dinâmica.

Imagem obtida com câmera all sky. Fonte: LABREN/INPE
Imagem obtida com câmera all sky. Fonte: LABREN/INPE

O “time-lapse” é um processo cinematográfico em que a frequência de cada foto ou quadro (“frame”) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Ou seja, quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e saltar (“lapsing”), sendo uma ferramenta muito útil para mostrar eventos que demoram muito tempo para acontecer em um curto período.

Uma das formas de unir várias imagens formando um vídeo time-lapse é através do software FFmpeg, que é composto de uma coleção de software livre e bibliotecas de código aberto (como a libavcodec). O FFmpeg (nome que veio da sigla em inglês para “fast forward”) grava, converte e cria stream de áudio e vídeo em diversos formatos, sendo executado em linha de comando.

Considerando que suas imagens tenham o padrão de nomes “20181206*.jpg”, você pode executar o seguinte comando para juntar todos os arquivos com esse padrão em um vídeo chamado “teste.mp4” (estando no mesmo diretório dos arquivos):

ffmpeg -pattern_type glob -i "20181206*.jpg" -q:v 0 -filter:v "setpts=4*PTS" teste.mp4

O parâmetro “-pattern_type glob” indica que as imagens devem ser listadas para uso considerando um padrão de nomes; “-i” contém esse padrão. Para manter a qualidade original das imagens, é aplicado o parâmetro “-q:v 0”. Finalmente, o filtro definido multiplica por 4 o tempo do vídeo original, ao multiplicar o número de frames por 4. Outro filtro, de “montion interpolation”, produz resultados interessantes de continuidade de movimento: “minterpolate=’mi_mode=mci:mc_mode=aobmc:vsbmc=1:fps=120′”.

Se for utilizar outro padrão de nomes dos arquivos, esse link tem informações interessantes: FFMPEG An Intermediate Guide/image sequence. Para estampar as imagens usando shell script, veja o código no post Como criar vídeos time-lapse.

O vídeo a seguir é um exemplo de uma sequência de imagens obtidas com câmera all sky a cada 5 minutos, colapsadas em um vídeo usando o comando acima para formar um vídeo time-lapse:

Observa-se o ciclo diurno sobre a unidade do INPE de São Martinho da Serra em 6 de dezembro de 2018. Com a aproximação de uma frente fria, observam-se nuvens cumulus (os elementos mais individualizados) e cirrostratus: uma camada horizontal branca formada de cristais de gelo, que geram o círculo luminoso ao redor do Sol, chamado halo.