O GP da Bélgica de 27/07/2025 enfrentou uma espera de 1h30 até a bandeira verde. Embora não chovesse o tempo todo, a pista levou quase meia hora para ficar pronta para a largada após as duas tentativas iniciais. Isso tem a ver com o spray de gotículas gerados pela passagem dos carros na pista molhada, que reduzem a visibilidade.
Max Verstappen, que achava que a prova poderia começar no horário original na Bélgica, criticou a demora: “Se você não consegue enxergar, é só levantar o pé”. Lewis Hamilton e outros pilotos também questionaram a cautela, lembrando do acidente de Isack Hadjar em Silverstone que motivou maior rigidez da direção de prova.
A decisão final partiu da FIA, que ouviu os pilotos relatar baixa visibilidade. Mas esse retorno pode ser tendencioso: quem acerta o carro para chuva sofre menos com a falta de visibilidade e tende a pressionar pela largada. Do outro lado, a direção de prova não pode ignorar relatos de perigo — especialmente no Circuito de Spa-Francorchamps, onde acidentes graves já ocorreram.
O problema do spray começa na forma como o carro de F1 expulsa água da pista. Os pneus de chuva têm sulcos mais profundos para dispersar água e evitar aquaplanagem. A água captada pelo difusor sob o carro é sugada para fora, aumentando o volume de gotículas lançadas para trás. A combinação de pneus com sulcos acentuados e forte sucção aerodinâmica do assoalho faz com que uma nuvem densa de spray se eleve, prejudicando drasticamente a visibilidade dos pilotos em velocidades altas. Por isso, mesmo sem chuva intensa, bastam algumas gotas e a água remanescente na pista para tornar a visibilidade praticamente nula, obrigando a direção de prova a adiar largadas até que o spray diminua.
O próximo ciclo regulatório prevê carros um pouco menores e menos dependentes do assoalho para gerar downforce. Isso deve reduzir a sucção do difusor e, consequentemente, o volume de spray em condições de pista molhada. Se as previsões se confirmarem, a visibilidade em corridas de chuva sofrerá uma melhora significativa, diminuindo atrasos e aumentando a segurança nas provas úmidas.
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