Altostratus

A nuvem altostratus (As) foi definida por Renou (1855), sendo o nome em latim indicando que tem características de uma nuvem stratus (camada) mas formada mais no alto. Ela é classificada como sendo de estágio médio, ou seja, forma-se entre 2 e 8 km de altura em região tropical, entre 2 e 7 km em região temperada e entre 2 e 4 km em região polar.

“Folha de nuvem acinzentada ou azulada ou camada de aparência estriada, fibrosa ou uniforme, cobrindo total ou parcialmente o céu, e tendo partes finas o suficiente para revelar o Sol pelo menos vagamente, como através de um vidro fosco. Altostratus não mostra fenômenos de halo.”
Definição da nuvem Altostratus segundo o Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial

Formado por gotículas de água, gotas de chuva e cristais de gelo, mas não apresenta halo. Quase sempre, com grande extensão horizontal (várias centenas de km) e dimensão vertical considerável (milhares de metros). Pode ser composto por duas ou mais camadas superpostas em níveis próximos, muitas vezes soldadas. Não gera precipitação intensa, mas pode gerar chuva leve a moderada e até neve, de caráter contínuo.

Diferentemente das cirrus, as altostratus têm uma extensão horizontal maior e sua cor dominante é a cinza. Devido à homogeneidade horizontal, também não pode ser confundido com altocumulus ou stratocumulus. Além de não ter a formação de halo, as altostratus suprimem as sombras projetadas pelos objetos sobre o solo, deixando o sol aparecer como se estivesse atrás de um vidro fosco. No entanto, pode haver a formação de corona – diferente de halo.

É mais clara que uma nimbostratus e não gera chuva forte. Nunca uma altostratus é tão branca como uma stratus delgada, quando observada na direção do sol.

Espécies (só pode ser uma)

Altostratus não é dividida em espécies porque é sempre nebulosa ou sem características na estrutura.

Variedades (pode ser mais de uma)

  • translucidus (tr): nuvem translúcida, através da qual a posição do Sol ou da Lua é visível.
  • Altostratus translucidus. Foto: ViniRoger
    Altostratus translucidus. Foto: ViniRoger
  • opacus (op): espesso/obscuro, nuvem grossa que esconde completamente o sol ou a lua.
  • duplicatus (du): repetido (duas camadas em alturas diferentes).
  • undulatus (un): ondulações distintas (vento é perpendicular às “ruas” de nuvens). Resultado da força do vento através da nuvem.
  • radiatus (ra): parece irradiar de um ponto no céu (vento é paralelo às “ruas” de nuvens).

Nuvens anexas e características suplementares

  • virga (vir): ramo, precipitação que não chega ao solo.
  • praecipitatio (pre): precipitação que chega ao solo.
  • pannus (pan): tecido rasgado/esgarçado, fragmentos irregulares de nuvens (stratus fractus) sob a maior massa de nuvens. Podem se formar nas camadas de ar turbulento, umedecido pela evaporação das precipitações. Em geral, seu número aumenta quando crescem suas dimensões e se unem em uma camada quase contínua.
  • mamma (mam): seio/sino abaixo da base da nuvem, resultante de correntes descendentes de ar. Essas estruturas podem ser vistas quando a altostratus evolui do colapso das partes médias e altas de nuvens cumuliformes.

Nuvens-mãe e nuvens especiais (genitus)

  • Altocumulus
  • Cumulonimbus

Altostratus é formado pela elevação de uma grande massa de ar principalmente estável que faz com que o vapor de água invisível se condense em nuvens. Pode resultar do espessamento do véu de cirrostratus ou de altocumulus precipitantes, ou mesmo uma nimbostratus. Principalmente nas regiões tropicais, é proveniente da expansão da parte mediana ou superior de um cumulonimbus.

Nuvens-mãe e nuvens especiais (mutatus)

  • Cirrostratus
  • Nimbostratus

Cirrostratus pode engrossar em altostratus cirrostratomutatus, geralmente antes de uma perturbação que se aproxima. Nimbostratus associado a um sistema climático organizado pode se elevar e mudar para altostratus nimbostratomutatus, especialmente se o distúrbio estiver enfraquecendo ou saindo de uma área específica.

Veja outros gêneros de nuvens a partir de sumário na página Atlas de Nuvens.

Referências

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.