Divisão Territorial Brasileira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma fundação pública da administração federal criada em 1934. Possui atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos. Dessa forma, também deve sistematizar formas de “divisões regionais” para a divulgação das estatísticas brasileiras e organizar o espaço nacional.

mapa_brasil

Provavelmente a forma mais conhecida de divisão territorial do Brasil são as macrorregiões, desenvolvidas a partir de uma perspectiva histórico-espacial que enfatiza a divisão inter-regional da produção no País. São as regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste com suas Unidade Federadas (os 26 estados e o distrito federal).

A Divisão Regional do Brasil em mesorregiões, partindo de determinações mais amplas a nível conjuntural, buscou identificar áreas individualizadas em cada uma das Unidades Federadas, tomadas como universo de análise e definiu as mesorregiões com base nas seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial.

A mesorregião reúne diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões – veja um mapa das mesorregiões no Brasil clicando no link. Uma microrregião é um agrupamento de municípios limítrofes cuja finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Já o Distrito Federal é dividido em RAs (Regiões Administrativas).

Dentre os vários arquivos que o IBGE dispõe em seu website, existem planilhas (formato ODS e XLS) com as seguintes informações a esse respeito (atualizadas ano a ano):

O código IBGE é uma forma de tratar numericamente cada uma das divisões, o que é muito útil para evitar problemas de espaço, formatação, tamanho das palavras e caracteres especiais.

Os estados possuem um código de dois dígitos: o primeiro identifica a região do país e o segundo, o estado. Já o código dos municípios possui cinco dígitos: os dois primeiros se referem ao código do estado onde estão situados.

As mesorregiões possuem código de quatro dígitos e as microrregiões, de cinco dígitos, mas todos são independente, ou seja, não significa que o código da microrregião (ou mesmo do município) revele a qual mesorregião (ou microrregião, no caso de município) pertença. Todos os distritos sede têm o código 05 – na ausência de subdistritos o código é 00. Nas cidades onde o IBGE reconhece limites de bairros, há um código que ignora os distritos e subdistritos.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback