Senet: O jogo de tabuleiro do Antigo Egito

Senet (jogo da passagem, zn.t n.t H’b em egípcio) é um jogo original do Antigo Egito, provavelmente o mais antigo do mundo. Ele foi encontrado em escavações arqueológicas datadas desde 3500-3100 antes de Cristo, construído em formatos dos mais simples até tabuleiros em materiais nobres nas tumbas de faraós, além de ser representado em pinturas. Na tumba de Tutankhamon (1333-1323 a.C.) foram encontrados quatro destes jogos, um deles formado por um móvel de ébano, com pés folheados a ouro, montado sobre um trenó com incrustações de marfim.

Tabuleiro de Senet com peças e gaveta, originário de Deir el-Medina / Tumba de Kha, Novo Reino, 18ª dinastia, Amenhotep II - Amenhotep III (1428-1351 AC), atualmente no Museo Egizio de Turim, Itália. Foto: ViniRoger
Tabuleiro de Senet com peças e gaveta, originário de Deir el-Medina / Tumba de Kha, Novo Reino, 18ª dinastia, Amenhotep II – Amenhotep III (1428-1351 AC), atualmente no Museo Egizio de Turim, Itália. Foto: ViniRoger

O jogo Senet possui um significado religioso: o caminho que a alma percorre na passagem da vida após a morte para Duat, o submundo dos mortos, e chegar na eternidade. Nessa viagem, os jogadores tentam evitar perigos, lutam contra as forças do mal e participam do julgamento de Osíris, o deus dos mortos.

Como jogar

Apesar do desconhecimento de suas regras originais, estudos apontam para um conjunto provável das regras que vigoravam no tempo dos faraós, permitindo que você também aprecie o jogo – por isso, existem várias versões mudando alguns pontos. O objetivo é sair com todas as suas peças do tabuleiro antes de seu oponente, evitando ataques do oponente e fugindo das armadilhas do tabuleiro. O jogador que remover primeiro todas as suas peças do tabuleiro é o vencedor. Um texto bem interessante sobre a história de como as regras de Senet foram desenhadas no século 20 é o Why did ancient Egypt spend 3000 years playing a game nobody else liked?

Rainha Nefertari jogando Senet, Câmara funerária de Nefertari (esposa de Ramsés II), 1298-1235 a.C., Tebas/Egito. Fonte: Wkipedia
Rainha Nefertari jogando Senet, Câmara funerária de Nefertari (esposa de Ramsés II), 1298-1235 a.C., Tebas/Egito. Fonte: Wkipedia

O tabuleiro de Senet é composto de 30 casas quadradas, dispostas em três fileiras de dez quadrados. O movimento parte da esquerda superior e segue como uma letra “S” pelas casas. Ele possui seis casas especiais:

  • Casa 15 (casa da ressurreição) – volte para a casa 1
  • Casa 26 (casa da beleza) – parada obrigatória antes de seguir (em algumas versões, você precisa tirar o número exato pra ficar na casa)
  • Casa 27 (casa da água) – volte para a casa da ressurreição (15), e se essa estiver ocupada (por alguma peça sua ou do adversário), volte para a casa anterior que não esteja ocupada
  • Casa 28 (casa das 3 verdades) – peça não pode ser atacada (de modo geral, só pode sair do tabuleiro se tirar 3)
  • Casa 29 (casa de Atum-Rá) – peça não pode ser atacada (de modo geral, só pode sair do tabuleiro se tirar 2)
  • Casa 30 (casa final) – peça não pode ser atacada (de modo geral, só pode sair se tirar 1)

Os últimos cinco símbolos do tabuleiro são especiais e representam degraus da escada para o céu com regras de jogo um pouco mais difíceis. Para subir esses degraus, pouse no símbolo onde a escada toca a Terra, a casa da beleza, abaixo do símbolo Ankh. Descansar no símbolo da água resulta na segunda morte do jogador e renascimento no símbolo Ankh. Os outros símbolos são o pássaro Bennu (Phoenix), Ísis e Nephthys e o Sol como Ra-Horakty.

Tabuleiro de Senet com as casas numeradas para facilitar a sequência do jogo - imprima ou desenhe no papel e jogue
Tabuleiro de Senet com as casas numeradas para facilitar a sequência do jogo – imprima ou desenhe no papel e jogue

Em algumas versões, não existem casas em que a peça não possa ser atacada. O ataque acontece quando o jogador tira um número que o movimento final dá em uma casa ocupada por um peão oponente, então a peça adversária deve ir para o lugar de onde a peça do jogador saiu – basicamente, elas trocam de lugar.

O jogo possui 10 peões (algumas versões são 14), metade em formato de carretel (jogador 1) e a outra metade no formato de um obelisco (jogador 2). Os peões são colocados de forma intercalada a partir do início do tabuleiro.

Em cada turno, são jogados 4 palitos, que possuem a mesma função de um dado. Cada palito possui uma face clara e uma escura, cujo número de cores brancas para cima determina o resultado. No entanto, se forem 4 cores pretas para cima, o resultado será 5 (em algumas versão, será 6).

O jogador que tirar o número 1 primeiro inicia o jogo, devendo esse ficar com as peças pretas. Ele deve lançar os palitos novamente para determinar o número de casas que deve se movimentar. Em algumas versões, se tirar 1, 4 ou 5/6, você tem direito a uma jogada extra.

O jogador deve escolher qual peça pretende movimentar dentro dos movimentos possíveis – caso não possa fazer mais nenhum movimento, passa a vez. Duas peças não podem ocupar a mesma casa. Caso uma peça de seu adversário estiver sozinha, você troca de lugar com ela. Sempre que existirem duas ou mais peças adjacentes (uma na sequência da outra) do adversário, as mesmas não podem ser atacadas.

Se você vencer o jogo, seu espírito do pássaro ba é imortalizado e renasce na vida após a morte. Se você perder o jogo, não haverá Ressurreição e Ammut devora seu coração.

Dicas

Devido às combinações entre os palitos ditarem o número de casas para se avançar, isso difere dos dados quanto às probabilidades de se tirar um determinado número – cada número de um dado tem igual probabilidade de 1/6 de acontecer. O valor mais frequente nos palitos é o 2 (probabilidade de 6/16), seguido pelos números 1 e 3 (probabilidade de 4/16) e os número 4 e 5 (probabilidade de 1/16).

Por isso, é mais vantajoso manter espaços de 4 ou 5 casas entre suas peças e as do seu oponente – ou de 1 ou 3. Evite deixar uma distância de duas casa, já que é o número mais provável.

Comece fechando peças adjacentes pra bloquear avanço do adversário. Use também a casa com parada obrigatória com esse fim – seja com peças adjacentes ou casa protegida, se for o caso.

Onde jogar

Você pode desenhar o tabuleiro em um papel e usar dois conjuntos diferentes entre si de 5 ou 7 pequenos objeto para servirem de peças. Também existem aplicativos e uma extensão do chrome:

  • Senet (Sullivan Bousiniere) – tabuleiro 3D com 7 peças para cada jogador que permite zoom, porque na posição normal ele ocupa pouco espaço na tela e fica um pouco ruim de selecionar o peão; ele oferece a opção de pular o turno, caso não seja possível nenhum movimento ou não seja favorável.
  • Egyptian Senet (AlgoTech) – tabuleiro 2D simples mas funcional com 5 peças para cada jogador; primeiro você deve selecionar o peão e depois selecionar o local indicado para o movimento; não pode pular 3 ou mais peões adversários adjacentes; não tem turno extra nas suas regras; as peças ficam protegidas nas casas especiais.
  • Senet Egípcio (Ezzat Studios LLC) – tabuleiro 3D com 7 peças para cada jogador; exibe todas as opções de jogadas previamente, bastando selecionar o peão a ser movimentado; opção de menus e jogo em português.
  • Senet Online (senetonline.com) – tabuleiro 3D com 5 peças para cada jogador; as regras são exibidas ao longo do jogo, assim como os possíveis movimentos de cada peça (ou não) ao passar sobre a peça; turno extra só se tirar todos os palitos escuros; sem casas especiais protegidas e precisa tirar o número certo para ir para a casa da beleza, mas não para sair do tabuleiro; no caso de atacar uma peça em uma das casas especiais, a peça adversária volta para a casa da ressurreição; disponível para Android e Chrome.

Em todos os casos, o resultado dos palitos aparece em algarismo indo-arábico ao lado, facilitando a leitura. Eles também permitem jogar contra o computador em diferentes níveis de dificuldade (ele pode dificultar sua vida tirando números que dão certinho pra estragar suas jogadas) e outros oponentes (online ou não), mas algumas dessas funções podem estar bloqueadas para as versões gratuitas.

Alguns sites para jogar online, sem instalar nada:

  • Senet Classic Games (Mindgames) – ele tem uma regra de que, se você só pode mover um peão mas não pode avançar, você deve voltar o número de casas dado; a peça fica segura de ataque na casa de beleza e nas outras últimas casas especiais; você joga com o azul, somente contra o computador.
  • Senet PlayOnlineDiceGames – versão online do jogo da AlgoTech (ou vice-versa).
  • Senet Lutanho – visual bem simples mas com maior número de variações nas regras; pode jogar contra humano (no próprio computador, não online) ou computador; você pode escolher se quer começar com 3, 4, 5, 6 ou 7 peças para cada um; não existe proteção se uma peça fica junta de outra; não existe parada obrigatória na casa da beleza; se ataca, a pedra é tirada de jogo, podendo voltar só em outra jogada (pelo menos, entra com qualquer valor e pode andar esse número de casas).
  • Senet Boardgame Arena – somente jogo contra humanos, não dá pra jogar contra computador (boa sorte em encontrar alguém na plataforma que queira jogar ao mesmo tempo que você).
  • Senet Sable Feather Press – visualmente é um site meio poluído (peças diferentes para o mesmo jogador, por exemplo) e se apega bastante ao tarot (?), mas segue as regras tradicionais – exceto por poder andar para trás.
  • Senet Africa Games – um tabuleiro torto e funciona em flash (provavelmente seu navegador possa ser incompatível); não possui a última casa sendo especial e sim a casa 21, chamada “casa de Seth”, de onde você só pode sair se tirar 1, 4 ou 6 (neste caso, dá direto na casa da água); você só pode tirar a peça se tirar o número exato e também se não possuir nenhuma peça na primeira linha.

Fontes

Compartilhe :)

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.