Scripts para verificação de arquivos

Seguem dois scripts para realizar ações muito comuns para quem trabalha com muitos arquivos: listar número de arquivos em vários diretórios de uma só vez e verificar se arquivos de texto estão com conteúdo. No segundo script, é realizado um for interessante: o avanço no nome dos diretórios e arquivos, em forma de data, se dá utilizando a função “date”.

Contagem de arquivos, diretórios e links

O script a seguir deve ser incluir o nome do diretório que contenha os subdiretórios onde será realizado o cálculo do número de arquivos, diretórios e links contidos em cada um. Caso o diretório a ser trabalhado não seja informado, as estatísticas serão geradas nos subdiretórios que estão no mesmo local do arquivo que está rodando.

Note que são utilizadas duas formas para listar somente diretórios: a primeira considera que, ao listar diretórios, eles terminam com barra; já a segunda, ao realizar uma listagem completa, o primeiro caractere de uma linha contendo diretório é o “d”.

Verificar se arquivo está com ou sem conteúdo

O script a seguir varre os diretórios escritos em DIR (informado no próprio script) e realiza a verificação para ver se o arquivo tem conteúdo (‘if’ com parâmetro ‘-s’) ou está “zerado”.

Nesse caso, os diretórios possuem o nome como uma data seguindo a estrutura YYYY-MM-DD, contendo arquivos cujo nome segue a estrutura alertas_YYYY-MM-DD_HHMM.dat (“alertas_2015-07-13_2245.dat”, por exemplo). Assim, o loop para diretórios e o loop para arquivos envolvem criar uma sequência numérica avançando de 1 em 1 ou de 5 em 5 (segundo caso) para criar incrementos no tempo. Dessa forma, avança-se o nome do diretório 1 dia a cada loop e 5 minutos no loop interno.