A primeira etapa para entrega desta obrigação é que seja recuperada a ECD do exercício anterior. O objetivo é verificar se o saldo final das contas é igual ao saldo inicial do período a ser entregue.
Caso não tenha o programa, você pode baixar no endereço eletrônico a seguir: ReceitanetBX — Português (Brasil) (www.gov.br)
• Quando abrir o programa, vai se deparar com a tela abaixo, onde deve selecionar certificado digital que será utilizado:
• Nos campos abaixo, utilizamos a opção Procurador e CNPJ da empresa que se será entregue a obrigação:
• Após o preenchimento, você terá acesso a essa tela:
• Vá em pesquisa e preencha conforme a necessidade:
• Depois que clicar em pesquisar, vai aparecer logo abaixo essa janela, onde você deve flegar e clicar em SOLICITAR ARQUIVOS MARCADOS ACIMA:
• Vai aparecer uma mensagem como essa:
• Pesquise no seu computador (o arquivo é salvo nesse formato):
• A partir de então, abra-o no sped contábil:
• No seguinte caminho: Arquivo – Escrituração Contábil – Importar:
• Clicar em importar e buscar o caminho onde o arquivo foi salvo.
Caso queira verificar as demonstrações geradas é só seguir o seguinte caminho no sped: