Qual tipo de nuvem combina com você?

Fazer uso de falsas analogias entre o comportamento de grupos de coisas diferentes dá margem para criar diversas brincadeiras do tipo “quiz”. Um quiz é um jogo mental no qual os jogadores tentam responder algumas questões, gerando um resultado no final que permita a comparação entre as pessoas.

Como o ser humano é muito sociável, a comparação desses resultados e a identificação com as caraterísticas de um grupo atrai a participação das pessoas para interação com o conteúdo de páginas da internet. Com mais visualizações e tempo de visita na página, isso aumenta o ranqueamento do site nos mecanismos de busca e, principalmente, a monetização do site, rendendo mais dinheiro através de anúncios na página.

Pedaço da tela com o quiz relacionando nuvens e personalidade. Fonte: BuzzFeed
Pedaço da tela com o quiz relacionando nuvens e personalidade. Fonte: BuzzFeed

Uma das empresas que costuma explorar esse tipo de conteúdo viral é a BuzzFeed, uma empresa norte-americana fundada em 2006 e com uma versão brasileira do site iniciada em 2013. Em 2020, publicou o post “Que tipo de nuvem combina com a sua personalidade?” com um quiz pedindo para o usuário:

  • Escolha um tipo de clima: Tropical, Desértico, Temperado, Equatorial, Semiárido ou Mediterrâneo
  • Você gosta mais de dias… Quentes, Muuuuito quentes, Chuvosos, Nublados, Frios ou Muuuuito frios?
  • Pra você, em qual hora o céu fica mais bonito? No finalzinho da madrugada, No começo da manhã, No meio do dia, Durante a tarde, No fim da tarde ou À noite?
  • Escolha um fenômeno que acontece lá no alto: Aurora boreal, Arco-íris, Eclipse lunar, Eclipse solar, Chuva de meteoros ou Halo solar
  • Por fim, escolha uma música que cita o céu: Céu Azul – Jaloo feat. Mc Tha, A Sky Full of Stars – Coldplay, O Céu – Marisa Monte, Lucy In The Sky With Diamonds – The Beatles, Céu Azul – Charlie Brown Jr., Sky Fits Heaven – Madonna

Com base na combinação das escolhas, podem sair os seguintes resultados:

Stratus: “Stratus são aquelas nuvens que ficam mais próximas do chão, responsáveis por dar um tom misterioso a qualquer paisagem. Assim como essas nuvens, você tem uma personalidade enigmática e até meio intimidadora. Porém, quem se arrisca a atravessar esse quase nevoeiro descobre que por trás dele existe uma pessoa brilhante!”

Cirrus: “Você é uma pessoa sonhadora, que deixa os seus pensamentos voarem alto, e isso tem tudo a ver com as nuvens do tipo cirrus. Elas se formam bem lá no alto do céu, a mais ou menos 10 quilômetros de altitude. Elas são formadas por cristais de gelo e são muito elegantes, assim como você.”

Stratocumulus: “Por fora pode até não parecer, mas por dentro você é uma pessoa intensa que está sempre com os pensamentos borbulhando. O mesmo acontece com as nuvens do tipo stratocumulus: de longe elas parecem um rolinho de algodão macio, mas são elas que podem causar turbulências quando atravessadas por aviões.”

Cumulus: “As nuvens do tipo cumulus estão entre as mais comuns, mas isso não significa que elas sejam menos especiais. Com aparência de algodão-doce, essas nuvens são um sinal de tempo bom, e isso tem tudo a ver com a sua personalidade. Você é uma pessoa que todos gostam de ter por perto, e a sua simples presença é capaz de animar o ambiente.”

Cumulonimbus: “Você é aquela pessoa dona de um gênio forte e não existe quase ninguém nesse mundo capaz de te fazer mudar de ideia. Quando você está feliz nada consegue te abalar, mas quando você fica bravo/a é melhor todo mundo sair de perto! O mesmo acontece com as nuvens do tipo cumulonimbus: elas são imponentes, densas, com formato de bigorna e geralmente são um anúncio de que vem tempestade por aí.”

Cirrus Kelvin-Helmholtz: “Você é uma pessoa pacífica, que detesta se meter em intrigas e confusões. O seu jeito calmo de levar a vida se parece muito com as nuvens do tipo Kelvin-Helmholtz, que possuem formas suaves que lembram as ondas do mar. Pessoas como você são raras, e esse tipo de nuvem também.”

O efeito Forer é a observação de que as pessoas julgam exageradamente corretas as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas. No entanto, essas avaliações são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas. Também chamado de falácia de validação pessoal ou efeito Barnum, ele explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia, eneagrama, alguns tipos de testes de personalidade e outras hipóteses que não sobreviveram a rigorosa análise proposta pelo método científico.

Um fenômeno mais genérico e relacionado ao efeito Forer é o da validação subjetiva. Ela ocorre quando dois eventos aleatórios ou sem ligação parecem estar conectados porque as crenças, expectativas ou hipóteses exigem tal ligação. Por isso, as pessoas buscam uma conexão entre sua percepção da personalidade e o texto de um horóscopo.

Apesar de não existir causalidade entre características físicas de uma nuvem e a personalidade de alguém, pode ser uma brincadeira divertida para conhecer mais sobre as nuvens. As analogias feitas podem gerar características humanas bem genéricas e sempre positivas, mas podem servir como semente para uma reflexão sobre você mesmo. Para conhecer mais sobre nuvens e suas classificações, visite os respectivos links.

Dica de segurança: não faça um quiz dentro de uma rede social ou de um link a partir dela. Ao aceitar participar da “brincadeira”, você está liberando acesso a dados pessoais seus e, às vezes, até de seus contatos. O link incluído nesse post não carrega informações extras, como seria o caso de uma rede social. Ao entrar no site, existe uma Política de Privacidade e Política de Cookies em que explicam quais dados eles podem coletar simplesmente ao visitar o site.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.