Nuvem gigante em área rural do Paraná

O agricultor Derni Stipp estava trabalhando por volta de 8h da manhã de 26 de fevereiro de 2023 quando flagrou uma nuvem gigante na localidade de Vila Nova dos Alemães, em Pitanga, na região central do Paraná. À RPC (afiliada da Rde Globo do Paraná), ele contou que, apesar de “impressionante”, houve apenas nevoeiro e pouca chuva – veja o vídeo na matéria do g1.

Nuvem gigante sobre área rural do Paraná. Foto: Derni Stipp
Nuvem gigante sobre área rural do Paraná. Foto: Derni Stipp

Também à RPC, o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar, explicou que naquele momento havia uma faixa de instabilidade avançando no estado. Assim, a formação das nuvens pode seguir o perfil que se projeta na horizontal sobre a superfície e também na atmosfera mais baixa. Com isso, o paredão de nuvens segue avançando.

Ainda segundo o meteorologista, o registro impressiona por envolver um pouco de ilusão de ótica, pois, dependendo da posição do observador, direção dos ventos, hora do dia e reflexão da luz, essa formação de nuvens pode parecer ainda maior. “No extremo sul do estado, em que a geologia da região é mais plana, esse fenômeno é muito comum e pode ser avistado como no vídeo: um paredão de nuvens avançando sobre a paisagem”, adicionou ele.

Esse tipo de nuvem é conhecido como nuvem rolo, devido a sua aparência tubular e bem definida, sendo tecnicamente conhecida como Stratocumulus volutus. Basicamente, essa nuvem se forma quando há ventos em direções contrárias soprando de forma contínua, promovendo o choque de massas de ar apresentando temperaturas, umidade e altitudes diferentes.

Esse fenômeno é comum quando há uma frente fria avançando. No final de janeiro, uma nuvem parecida foi registrada no sudoeste de Goiás – veja mais no post Nuvem rolo gigante engolindo cidade. O post sobre A impressionante nuvem rolo explica mais sobre sua formação e lista algumas ocorrências no Brasil, contando com detalhes sobre a formação da Glória da Manhã, uma famosa nuvem desse tipo que costuma se formar sobre uma região da Austrália.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.