Leiria e Fátima

Leiria é um concelho situado na região centro de Portugal, pertencente ao distrito de mesmo nome. Sua história remonta a tempos antigos, com vestígios de ocupação humana desde a Idade do Ferro. No entanto, foi durante o período romano que a região ganhou destaque, sendo denominada “Collippo” pelos romanos, devido à sua localização estratégica e importância como centro administrativo e militar. Durante a Idade Média, Leiria foi conquistada aos mouros pelo rei D. Afonso Henriques, em 1135, tornando-se uma das principais cidades do reino português.

Castelo de Leiria. Foto: ViniRoger
Castelo de Leiria. Foto: ViniRoger

O castelo de Leiria, erguido no século XII, tornou-se um símbolo da reconquista cristã. Estrategicamente localizado no topo de uma colina e junto ao rio Lis, o Castelo de Leiria foi inicialmente uma fortificação de madeira, posteriormente reconstruída em pedra. Com o passar dos séculos, o castelo foi ampliado e remodelado por diferentes monarcas, assumindo a sua forma atual durante o reinado de D. Dinis, no século XIV. A imponente torre de menagem, uma das características mais marcantes do castelo, foi acrescentada neste período, tornando-se um símbolo de poder e autoridade régia.

Vista da cidade de Leiria a partir do castelo. Foto: ViniRoger
Vista da cidade de Leiria a partir do castelo. Foto: ViniRoger

Ao longo dos séculos, Leiria continuou a prosperar, tornando-se um importante centro económico e cultural da região centro de Portugal. No século XV, sob o reinado de D. João I, a cidade foi palco de um episódio romântico famoso: a história de D. Pedro e D. Inês de Castro. D. Pedro, herdeiro do trono português, apaixonou-se pela dama de companhia de sua esposa, D. Constança, D. Inês de Castro. O amor proibido entre os dois culminou em tragédia quando D. Inês foi assassinada a mando do pai de D. Pedro, o rei Afonso IV. Após ascender ao trono, D. Pedro vingou a morte de sua amada, executando os assassinos e proclamando D. Inês como sua rainha postumamente.

Nazaré é um concelho dentro do distrito de Leiria, famoso por suas ondas gigantes. Outra vila muito turística do distrito é a de Óbidos, conhecida por seu bem preservado castelo medieval. Clique nos links para conhecer mais.

Seguindo para sudeste e atingindo o distrito de Santarém, está Fátima, parte do concelho de Ourém. Fátima começou a ganhar destaque mundial a partir de 1917, quando três crianças locais afirmaram ter testemunhado aparições da Virgem Maria. O Santuário de Fátima, construído no local das aparições, é agora um dos mais importantes destinos de peregrinação católica do mundo. Milhões de pessoas visitam o santuário todos os anos, especialmente durante as celebrações anuais das aparições, em maio e outubro.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.