Criar questionários no WordPress

O uso de questionários (ou quizzes) e testes online aumentam o engajamento do usuário com seu site e aumentam sua funcionalidade. Em um blog com WordPress, a forma mais fácil de implementá-lo é através de um plugin. Dentre as versões gratuitas, boa parte possui grandes limitações, bugs e inclusive contam com um bom tempo sem atualizações. No entanto, uma das alternativas me surpreendeu pelas diversidade de opções e pela tradução (parcialmente) em português, apesar da interação com o desenvolvedor parecer um pouco confusa em um primeiro uso.

Veja a implementação de um “quiz” usando o plugin Wp-Pro-Quiz. Após sua instalação e ativação, a criação do seu questionário passa basicamente por três etapas:

1 – Criação do modelo (template)

No painel principal, vá em “WP-Pro-Quiz -> WP-Pro-Quiz” e clique em “Adicionar questionário” (o botão fica ao lado do título). Como procedimentos obrigatórios, estão a criação de um título para o seu questionário e uma breve descrição (no final da página). Dentre os procedimentos opcionais, estão a criação de uma categoria (ou uso de uma já existente), esconder a numeração das questões (deixando a numeração por conta do desenvolvedor), escolher o modo do quiz (mostrar “certo ou errado” após cada questão, por exemplo) e escrever uma mensagem para aparecer na tela de resultados. Nessa tela é possível sentir a quantidade de recursos disponíveis, que incluem notificações por e-mail, registro de usuário e estatísticas de desempenho (por padrão, essas opções vem desabilitadas).

Se for um template novo, escreva um nome campo final e clique em “Save as template”. Voltando ao menu principal (botão no início da página), essa tela pode ser novamente acessada passando o mouse sobre o questionário e clicando em “editar”. Para salvar novas edições, selecione o template e clique em “salvar” (botão esquerdo no fim da página).

No painel principal, existe também o item “configurações gerais”, que pode ser mantido em seu formato padrão.

2 – Criação do questionário e das questões

No menu principal, passe o mouse sobre o questionário que receberá as perguntas e clique em “perguntas”. Ao lado do título da página, clique em “adicionar pergunta”. Como campos de preenchimento obrigatórios, estão a pergunta e as respostas. Em “tipo de resposta”, você pode escolher “resposta única” para testes de múltipla escolha. Nesse caso, ao incluir as alternativas, escreva-as com sua correspondente letra (a, b, c…) e marque uma delas como correta.

Caso tenha muitas opções que deseja repetir nas outras questões e que não fazem parte do padrão do plugin, você pode criar um modelo (template) do mesmo modo que fez com o questionário. Para concluir as alterações, clique em “salvar” (botão esquerdo no fim da página).

3 – Inclusão do quiz em um post/página

Voltando ao menu principal em “WP-Pro-Quiz -> WP-Pro-Quiz”, a coluna “shortcode” apresenta um texto limitado por colchetes, que deve ser copiado e colado no ponto do post ou página que receberá o questionário. Passando o mouse sobre o questionário e clicando em “pré-visualizar”, você pode conferir o resultado antes mesmo de publicar o post.

Importar/exportar questionário

Você pode exportar e importar questionários gravados em arquivo XML ou WPQ (só o próprio plugin entende). Como aprendizado, você pode criar um questionário com duas perguntas e exportá-lo como XML. Depois faça e execute um script que pega as questões de algum outro formato que você tenha e grave-as no padrão XML usado pelo plugin. Depois, importe o resultado.

Para exportar, clique em “ações em massa -> exportar” no menu principal e então selecione o(s) questionário(s). Clicando em “aplicar”, vai abrir uma janela para escolher o formato e então finalizar o processo clicando em “iniciar exportação”. O arquivo será baixado em seu computador.

Para importar, clique em “importar” (botão ao lado de “adicionar questionário, junto ao título do menu principal) e será aberta uma janela para escolher o arquivo a ser importado. Escolha o arquivo e clique em “iniciar importação”. Se tudo der certo, você terá um novo questionário no seu menu principal.

Um exemplo desse arquivo XML (1 questionário com 2 questões, com indentação para facilitar a leitura) pode ser visto nesse gist do link: viniroger/quiz_example.xml. Ao importar o arquivo e incorporá-lo no post através do respectivo shortcode, esse será o resultado:

Título do questionário

Breve descrição do questionário

Fonte

WPDEAN – How to Easily Create a Quiz in WordPress?