Criar questionários no WordPress

O uso de questionários (ou quizzes) e testes online aumentam o engajamento do usuário com seu site e aumentam sua funcionalidade. Em um blog com WordPress, a forma mais fácil de implementá-lo é através de um plugin. Dentre as versões gratuitas, boa parte possui grandes limitações, bugs e inclusive contam com um bom tempo sem atualizações. No entanto, uma das alternativas me surpreendeu pelas diversidade de opções e pela tradução (parcialmente) em português, apesar da interação com o desenvolvedor parecer um pouco confusa em um primeiro uso.

Veja a implementação de um “quiz” usando o plugin Wp-Pro-Quiz. Após sua instalação e ativação, a criação do seu questionário passa basicamente por três etapas:

1 – Criação do modelo (template)

No painel principal, vá em “WP-Pro-Quiz -> WP-Pro-Quiz” e clique em “Adicionar questionário” (o botão fica ao lado do título). Como procedimentos obrigatórios, estão a criação de um título para o seu questionário e uma breve descrição (no final da página). Dentre os procedimentos opcionais, estão a criação de uma categoria (ou uso de uma já existente), esconder a numeração das questões (deixando a numeração por conta do desenvolvedor), escolher o modo do quiz (mostrar “certo ou errado” após cada questão, por exemplo) e escrever uma mensagem para aparecer na tela de resultados. Nessa tela é possível sentir a quantidade de recursos disponíveis, que incluem notificações por e-mail, registro de usuário e estatísticas de desempenho (por padrão, essas opções vem desabilitadas).

Se for um template novo, escreva um nome campo final e clique em “Save as template”. Voltando ao menu principal (botão no início da página), essa tela pode ser novamente acessada passando o mouse sobre o questionário e clicando em “editar”. Para salvar novas edições, selecione o template e clique em “salvar” (botão esquerdo no fim da página).

No painel principal, existe também o item “configurações gerais”, que pode ser mantido em seu formato padrão.

2 – Criação do questionário e das questões

No menu principal, passe o mouse sobre o questionário que receberá as perguntas e clique em “perguntas”. Ao lado do título da página, clique em “adicionar pergunta”. Como campos de preenchimento obrigatórios, estão a pergunta e as respostas. Em “tipo de resposta”, você pode escolher “resposta única” para testes de múltipla escolha. Nesse caso, ao incluir as alternativas, escreva-as com sua correspondente letra (a, b, c…) e marque uma delas como correta.

Caso tenha muitas opções que deseja repetir nas outras questões e que não fazem parte do padrão do plugin, você pode criar um modelo (template) do mesmo modo que fez com o questionário. Para concluir as alterações, clique em “salvar” (botão esquerdo no fim da página).

3 – Inclusão do quiz em um post/página

Voltando ao menu principal em “WP-Pro-Quiz -> WP-Pro-Quiz”, a coluna “shortcode” apresenta um texto limitado por colchetes, que deve ser copiado e colado no ponto do post ou página que receberá o questionário. Passando o mouse sobre o questionário e clicando em “pré-visualizar”, você pode conferir o resultado antes mesmo de publicar o post.

Importar/exportar questionário

Você pode exportar e importar questionários gravados em arquivo XML ou WPQ (só o próprio plugin entende). Como aprendizado, você pode criar um questionário com duas perguntas e exportá-lo como XML. Depois faça e execute um script que pega as questões de algum outro formato que você tenha e grave-as no padrão XML usado pelo plugin. Depois, importe o resultado.

Para exportar, clique em “ações em massa -> exportar” no menu principal e então selecione o(s) questionário(s). Clicando em “aplicar”, vai abrir uma janela para escolher o formato e então finalizar o processo clicando em “iniciar exportação”. O arquivo será baixado em seu computador.

Para importar, clique em “importar” (botão ao lado de “adicionar questionário, junto ao título do menu principal) e será aberta uma janela para escolher o arquivo a ser importado. Escolha o arquivo e clique em “iniciar importação”. Se tudo der certo, você terá um novo questionário no seu menu principal.

Um exemplo desse arquivo XML (1 questionário com 2 questões, com indentação para facilitar a leitura) pode ser visto nesse gist do link: viniroger/quiz_example.xml. Ao importar o arquivo e incorporá-lo no post através do respectivo shortcode, esse será o resultado:

Título do questionário

Breve descrição do questionário

Fonte

WPDEAN – How to Easily Create a Quiz in WordPress?

6 comentários

  1. Bom dia!
    Li sua postagem sua sobre o plugin wp pro quizz, parabéns pelo trabalho que fez e compartilhou. Gostei muito dele e tenho apenas uma dúvida, será que vc poderia me ajudar, por favor? A dúvida é seguinte: assim que a pessoa termina de responder o questionário eu recebo um email me avisando que alguém respondeu. Como faço para receber tb a respostas que a pessoa deu ou escolheu? É um questionário de personalidade e ao mesmo tempo triagem, então preciso ver toda respostas que a pesso deu em cada pergunta. São 75 perguntas.

    Mais uma vez obrigado!
    E desde já agradeço sua ate

    1. Oi Vanderson, que bom que gostou do post! Ao editar um questionário criado, na aba “configurações de e-mail do admin”, você pode ativar “notificações de e-mail” para te avisar que a pessoa termina o questionário. Dá para editar o corpo do e-mail logo abaixo com algumas variáveis já definidas (como “$categories – Visão Geral Categorias”), mas também dá para incluir outras variáveis. Por exemplo, associar uma variável a um vetor de respostas, que vão sendo guardadas conforme o usuário responde.

      Não encontrei nenhuma opção para ativar essa propriedade, e parece que também não existe essa variável que colete as resposta em si (pelo que entendi desse link: https://community.mythemeshop.com/topic/74856-wp-quiz-pro-collect-answer-data-email-as-lead/). Então, acho que seria preciso abrir algum dos arquivos PHP do plugin para edição direto no código para criar essa variável e tentar inseri-la. Pode ser melhor partir daí do que começar um questionário do zero, ou então buscar esse recurso em outros plugins.

      Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte!

  2. Vinicius, você teria alguma indicação de plugin para Quizz aonde houvessem opções mais avançadas para cálculo dos resultados? Por exemplo, um questionário fosse armazenando valores específicos a cada resposta escolhida e pudesse fazer uma soma ou multiplicação desses valores para dar um resultado final? Obrigado desde já.

    1. Oi Francisco, infelizmente não tenho uma outra indicação. Tem outras opções mais completas, porém pagas, e não lembro de ter essa funcionalidade que você deseja.

  3. Boa noite,
    Criei um quiz pelo WP quiz e tive um grande problema no momento de compartilhar o resultado do quiz no Facebook, coloquei o Facebook app id como mostra o tutorial original do Plugin porem o único que consegue compartilhar o resultado sou eu, tem alguma outra forma de todos os visitantes do meu blog conseguirem compartilhar o resultado também?

    1. Boa noite, Vinicius,
      Infelizmente não entendo da parte de integração com o Facebook, mas ficaria de olho na idade do tutorial (o Facebook gosta de mexer com a interface e funcionalidades constantemente na parte de desenvolvedor) e em alguma capacidade do app em permitir que outros usuários logados no Facebook consigam usar o app também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.