Balancete e Balanço

O que é um Balancete?

É o demonstrativo mais utilizado dentro do setor Contábil. Através dos lançamentos a débito e a crédito, podemos verificar como anda a posição financeira da empresa. Utilizamos como um controle para analisar um período, podendo ser mensal, trimestral, semestral, enfim conforme a necessidade da empresa que você irá trabalhar.

O balancete pode ser editado, porém importante mencionar que devemos sempre conciliar as contas, e manter uma composição de cada conta patrimonial, pois dependendo do tamanho da empresa que você esteja trabalhando sempre corrigir ou editar acaba ficando inviável e atrasa seu processo de trabalho. Com isso, você consegue identificar erros como lançamentos em duplicidade, falta de provisões, saldos divergentes, evitando prejuízos futuros ou retrabalhos.

O que você encontra no Balancete:

‍No balancete, você encontra as contas patrimoniais, compostas pelas contas de Ativo que são os bens e direitos e Passivo que são as obrigações. Também encontra contas de Resultado, compostas por Receitas que são os ganhos da empresa, Despesas, que são os recursos utilizados para manutenção e os Custos ligados a atividade fim da empresa, que garantem a produção do negócio.

O que deve conter seu Balancete:

  • Identificação da empresa;
  • Qual a data a que se refere o Balancete;
  • Quais são as contas e seus grupos;
  • Saldo das contas;
  • Soma dos saldos credores e devedores;
  • Código e descrição completa das contas.
Balancete meramente ilustrativo
Balancete meramente ilustrativo

O que é um Balanço?

É a demonstração que tem como objetivo trazer uma foto da situação financeira e patrimonial da empresa. Ele apura o Resultado (lucro ou prejuízo) e podemos analisar mais de um exercício, para comparar e avaliar a tendência ao longo dos períodos, no intuito de ter uma visão parcial de qual será o desempenho futuro.

Abaixo Balanço da Magazine Luiza e o link com os dados disponíveis:

Folha de Balanço da Magazine Luiza S.A. (MGLU3.SA). Fonte: Yahoo Finanças
Folha de Balanço da Magazine Luiza S.A. (MGLU3.SA). Fonte: Yahoo Finanças

Ele relata a posição do patrimônio da sua empresa. Nele encontram-se todas as contas de ativo, passivo e PL, com as contas de resultado já apuradas. O balanço pode ser interessante para um futuro investidor na intenção de analisar o potencial da empresa e muito solicitado também pelos bancos em contratações de empréstimos.

Observando pontos de diferença entre Balancete e Balanço:

Balancete Balanço
Mensal, trimestral, semestral (conforme necessidade) Anual
Opcional – porém serve de base para seu Balanço Obrigatório
Saldo inicial/ débitos/créditos e saldo final Ativos, Passivo e PL
Consigo identificar claramente os saldos das contas de resultado Contas de Resultado já foram apuradas

Podemos concluir que os dois documentos são necessários, pois um completa o outro e ambos são importantes na compreensão do movimento da empresa e devem ser utilizados como instrumento para o planejamento financeiro. Apenas apresentam níveis de complexidade e periodicidade diferentes

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.