Para evitar o uso de monitor, teclado e mouse para utilizar uma Raspberry Pi, é comum a utilização de acesso remoto via rede. Mas e se isso não for possível? Uma alternativa é a utilização de um cabo USB e um celular (ou tablet) com o aplicativo ConnectBot instalado, mais algumas configurações.
1. No celular, instale o aplicativo ConnectBot
2. Ligue a Raspberry, logue-se e acesse como super usuário (sudo su) para incluir as seguintes linhas no arquivo “/etc/network/interfaces”:
iface usb0 inet static address 192.168.42.42 netmask 255.255.255.0 network 192.168.42.0 broadcast 192.168.42.255
Desse modo, fica fixo o IP para sempre acessar a Rasp via USB usando esse IP.
3. Desligue a Rasp, conecte o cabo USB entre ela e o celular e religue a Raspberry (note que a fonte deve “segurar” a Rasp e o celular!)
4. No celular, utilize o aplicativo “roteador” (ou configurações / Rede) e deixe “checada” a opção de ancoragem USB (ou “USB tethering”)
5. Ainda no celular, acesse o programa ConnectBot e use o SSH com “pi@192.168.42.42”
6. Digite a senha de acesso do usuário pi e você agora tem acesso à Raspberry pelo terminal
Depois da primeira vez que for usar, a chave primária do SSH fica guardada, assim como usuário e IP, não precisando digitar tudo de novo da próxima vez.
Algumas dicas para usar o ConnectBot: ao usar a tecla “voltar” e o teclado deixar de ser visível, você pode retomá-lo “clicando” em qualquer ponto da tela, aparecendo uma barra embaixo. Através dela, é possível tornar o teclado visível novamente ou também clicar o CTRL e outras teclas que não existem no teclado virtual.
Caso não consiga conectar e apareça a mensagem “failed to connect to /192.168.42.42 (port 22): connect failed: EHOSTUNREACH (No route to host)”, talvez seja necessário verificar se a conexão usb0 aparecere ao executar o comando “sudo ifconfig” e subir essa rede na mão usando “sudo ifup usb0”.
Isso foi testado na versão 4.0.4 do android; versões mais recentes trabalham de outra forma a ancoragem e precisam baixar outro programa para realizar a conexão.
Veja também no link como usar o Wifi/3G do celular na Rasp usando esse método.