Passeando de elevador

Uma forma de se locomover verticalmente de uma maneira eficiente é através do elevador. Ao redor do mundo existem elevadores bem curiosos, que transformam o trajeto em um passeio peculiar (nada de música ambiente e pessoas disfarçando olhares rsrs). São uma alternativa às escadas, que também podem ser muito curiosas – clique no link para ver 12 escadas surpreendentes.

De modo geral podemos dividir um elevador em 6 partes: casa de máquinas (geralmente no alto, com os motores), cabina (onde são transportadas as pessoas e coisas), contra-peso (permite que a carga na cabina seja transportada e balanceada utilizando menos energia na operação), caixa, patamar e poço (onde ficam instalados dispositivos de segurança (para-choques) para proteção de limite de percurso do elevador).

Veja mais elevadores na lista da National Geographic. Existem também os elevadores que transportam as pessoas na transversal, conhecidos como funiculares, mas isso será assunto para outro post. E você, conhece algum elevador histórico, ou curioso? Tem alguma história de elevador para contar, como daquela vez que cortaram a energia elétrica e alguém ficou preso…? Compartilhe usando o espaço para comentários logo abaixo! =)

Fotos: Getty Images