Matemática: mande o computador resolver

Já ouvi dizer que o computador foi feito para calcular, e que na verdade ele só faz isso: somar e comparar. Então, por que não utilizá-lo como uma ferramenta de auxílio para aprender matemática? Encontrei alguns programas utilizados para fazer gráficos de funções matemáticas, como o Winplot (para windows), Mathematics (para Android) e Gnuplot (para Linux). Porém, o que mais me surpreendeu, por ser simples e funcional, é uma ferramenta online, o Wolfram Alpha.

Ao abrir o site, já aparece um campo para colocar suas equações (simples e direto, como o site de buscas do Google). No exemplo abaixo, coloquei um sistema de duas equações, separadas por ponto e vírgula, de incógnitas x e y.

WolframAlphaO sistema do site resolve o sistema de equações, apresentando as soluções: (-9,-20) e (20,-9). Além disso, apresenta formas alternativas de apresentar as equações, o que evidencia o caráter das duas equações: a primeira é uma reta x=y deslocada 11 unidades para a direita ao longo do eixo x; a outra é a equação de uma circunferência, centrada em (0,0) com raio de valor “raiz de 481”.

O site desmos possui uma poderosa ferramenta que permite você digitar uma equação e ver o gráfico impresso na tela. Também permite a inclusões de constantes com intervalos definidos pelo usuário, de modo a facilitar a escolha das constantes conforme o tipo do gráfico.

O site plot.ly permite importar (via upload) arquivos CSV ou Excel e fazer o gráfico de vários tipos (inclusive séries temporais). Tudo online e com uma interface bem amigável.

Fica então a dica desses sites e dos programas, para plotar gráficos de matemática e resolver equações. Instale e explore as funcionalidades, que podem ir desde conversão de unidades a resolução de sistemas matriciais e números complexos.

Outra dica: para escrever fórmulas com sinais matemáticos diferentes daqueles que aparecem no teclado, existe uma ferramenta online, o site TeX equation editor.