Mandioca frita

Mandioca, macaxeira e aipim são os termos brasileiros mais comuns para designar a espécie Manihot esculenta. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até os atuais México e Guatemala.

Sua raiz é usada na alimentação. A “mandioca-brava” ou “mandioca-amarga” tem alto teor de linamarina (beta-glicosídeo de acetona cianidrina), que pode gerar cianeto livre, o qual, em água, forma ácido cianídrico: composto extremamente volátil mas capaz de provocar intoxicações em um animal e até sua morte. Sua concentração depende da variedade, sendo importante o cozimento antes de consumida.

A mandioca é composta de vitamina B, cálcio, ferro e fósforo e muitos carboidratos (açucares e amido). É ingrediente para a produção de farinha de mandioca, tapioca, polvilho doce e salgado, tacacá e molho tucupi (típicas da região Norte), pirão de peixe e beiju. Como aperitivo, é comum seu preparo usando fritura.

Mandioca frita da receita. Foto: ViniRoger

Para escolher bem a mandioca, ela deve estar bem branca ao cortá-la. Quando está bem fresca, a casca consegue ser tirada com facilidade. Para descascar, faça um corte ao longo do maior comprimento e puxe com a faca pelo canto, soltando uma fatia com menos de meio centímetro de espessura ao longo de toda a mandioca.

Receita de Mandioca frita

Ingredientes

  • 1 kg de mandioca
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher de sopa rasa de sal (ou a gosto)
  • óleo

Preparo

  1. Coloque a mandioca descascada e cortada em uma panela de pressão, cobrindo todos os pedaços com água
  2. Cozinhe na pressão por uns 30 minutos (ou até ficar macia)
  3. Despeje a água fora e retire aquela fibra que ela tem no centro
  4. Com a mandioca ainda quente, amasse com um garfo, juntando a manteiga e o sal (prove, tem que fica com gosto de purê)
  5. Unte bem uma forma com óleo e coloque a mandioca amassada ainda quente
  6. Espere esfriar e leve à geladeira, deixando até firmar para cortá-lo em quadrados – se notar que não estão bem agregados, aproveite o óleo da forma e comprima os pedaços quando for fritar
  7. Mantenha na geladeira até endurecer por completo
  8. Encha uma frigideira com óleo, aqueça-o (5 minutos em fogo alto) e frite os quadrados de tapioca (até dourar por completo), deixando-os secar em um papel

A mandioca frita deve ficar corcante por fora e macia por dentro, salgada na medida certa.