Como chegar ao Aeroporto de Guarulhos

Com a inauguração da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em abril de 2018, surge uma nova e barata forma de se chegar ao aeroporto de Guarulhos. Inicialmente projetada para ter inauguração em 2005, a linha funcionará em esquema de operação assistida, com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h. No segundo mês de operação, o funcionamento será no mesmo horário todos os dias na semana. Nessas duas primeiras etapas não será cobrada tarifa dos usuários (Fonte: Portal G1).

A linha 13-Jade liga a estação Estação Engenheiro Goulart (linha 12-Safira), com parada na nova estação CECAP, até Aeroporto-Guarulhos. O trajeto dura cerca de 15 minutos. No entanto, quem sai da região da Avenida Paulista, vai precisar de uma boa dose de preparo e atenção para fazer várias baldeações até chegar ao Aeroporto Veja esse infográfico elaborado pela Folha de S. Paulo em 2013 (quando os valores das passagens eram menores) mostrando onde é necessário fazer as trocas de metrô e trens:

Note que ainda existia o projeto de um monotrilho ligando a estação de trem do Aeroporto aos terminais 1,2,3 e 4. Como esse projeto foi descartado, para chegar aos terminais de passageiros, ainda será necessário atravessar uma passarela e pegar um ônibus gratuito da GRU Airport, concessionário que administra Cumbica.

Como evitar o pinga-pinga?

Um novo serviço de trem, o Connect, sairá da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico. Seu trajeto terá cerca de 35 minutos, com o trem parando nas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano. Outro serviço, o Airport-Express, levará os usuários direto da estação Aeroporto-Guarulhos até a estação da Luz. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos, com tarifa diferenciada.

Um esquema utilizado pelos trabalhadores da região e que também conta com espaço para colocação de malas é o ônibus que sai da estação de metrô e trens do Tatuapé. Siga as placas até o terminal norte (junto ao shopping Boulevard Tatuapé) e desça as escadas. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) disponibiliza a linha 257, com saída a cada 15 minutos, que vai pela Rodovia Ayrton Senna até os terminais 1 e 2 (para ir aos outros terminais, usar ônibus interno ou ir caminhando). O trajeto dura em torno de 40 minutos, podendo demorar um pouco mais nos horários de pico, e custa R$6,15 (em abril de 2018).

Antes existia a linha 299, que ia “por dentro” de Guarulhos e saía do mesmo ponto, mas que demorava bem mais e foi desativada.

Também existem linhas de ônibus executivos que partem das estações Tietê (linha azul), República (linha vermelha), Avenida Paulista (circuito dos hotéis), Brooklin Novo (World Trade Center), Terminal Rodoviário Barra Funda (via Tietê) e Aeroporto Congonhas, mas com um preço mais salgado – veja no site do Airport Bus Service da EMTU. Outras opções, de ônibus saindo do interior e litoral do estado e de ônibus urbano da cidade de Guarulhos podem ser vistos no site AeroportoGuarulhos.net.