Bala de goma ou Delícia turca

A bala de goma (goma ou jujuba) é um doce gelatinoso, geralmente muito coloridas e servidas em diferentes sabores. A delícia turca, ou manjar turco, também é um tipo de bala de goma, e foi muito lembrada após sua aparaição no filme “As crônicas de Nárnia”. No caso da delícia turca (Turkish delight, também conhecido como Lokum), ela é feita usando amido de milho para dar a consistência gelatinosa. Já as balas de goma em geral são feitas geralmente com gelatina (produto de origem animal), mas pode ter uma versão vegana usando ágar-ágar (feito à base de algas).

Duas receitas de bala de goma. Foto: ViniRoger
Duas receitas de bala de goma (a mais escura foi feita com açúcar demerara). Foto: ViniRoger

A receita a seguir vem do vídeo do canal Cozinha deliciosa de Nigar no link. Em vez de usar um saco de silicone com bico para fazer as balas mais enfeitadas, optei por uma abordagem mais prática de espalhar o doce ainda quente sobre uma superfície para corte em paralelepípedos – conforme outro vídeo do canal.

Receita de bala de goma com amido (delícia turca)

Ingredientes

  • 1 copo de suco de laranja (200 ml)
  • 1/2 xícara de açúcar (100g)
  • 1/2 xícara de amido de milho (60g)

Modo de preparo

  1. Misture os três ingredientes ainda frios, dissolvendo bem o amido
  2. leve ao fogo baixo por uns 10 minutos e mexa sempre até todo o doce ficar com uma consistência em pasta
  3. Desligue o fogo e espalhe em uma bandeja (se a consistência estiver correta, não tem risco de grudar na bandeja)
  4. Deixe esfriar em temperatura ambiente, corte o doce e deixe secar em local ventilado de um dia para o outro
  5. Passe cada uma no açúcar (ou no amido) e guarde em um pote ou sirva

Para evitar que o açúcar dissolva sobre o doce, você não pode passá-lo no açúcar com a massa úmida ou mesmo gelada. Isso porque a menor temperatura promove a condensação da umidade do ar na massa, causando o derretimento do açúcar. Pelo mesmo motivo, não deve ser colocado na geladeira depois. Assim, passe o açúcar e conserve o doce na temperatura ambiente. Manipular excessivamente os doces depois de prontos também leva umidade e calor das mãos para o doce, favorecendo o derretimento do açúcar (fonte: A Brigadeirinha).

A consistência é bem mais macia que a das balas industrializadas – e não gruda no dente. Lembram as balas da Caffarel (“jelly candies”), só que essas usam xarope de glicose-frutose em vez de amido. Você pode usar outros sucos ou mesmo inserir avelãs ou amêndoas para ficarem mais parecidas com as tradicionais delícias turcas.

Gelatina vegana de uva com ágar-ágar em cubos. Foto: ViniRoger
Gelatina vegana de uva com ágar-ágar em cubos. Foto: ViniRoger

Você pode substituir o amido por 1 envelope de gelatina (12 g) ou 1 colher de sopa de ágar-ágar (10g) para cada meio litro de água – ou seja, um pouco menos da metade disso para uma receita dessa (fontes: Cozinha Bach e Ju’Cook Canal). Veja uma adaptação para receita de bala de goma com suco (jabuticaba com amora):

Receita de bala de goma com ágar-ágar

Ingredientes

  • 1 copo cheio de suco (250 ml)
  • 1 colher de sopa de ágar-ágar
  • 1 colher de chá de açúcar (ou à vontade)

Modo de preparo

  1. Dissolva o ágar-ágar em água fria
  2. Aqueça o suco até quase ferver e acrescente o ágar-ágar
  3. Ainda com o fogo baixo ligado, mexa para misturar tudo por uns 5 minutos
  4. Despeje a mistura em um recipiente e deixe esfriando até endurecer completamente (até 4 horas, pode ir na geladeira, mas o tempo depende da concentração e qualidade do ágar-ágar)
  5. Corte no formato que desejar e sirva ou guarde em pote

Enquanto a gelatina dissolve em líquidos em temperatura morna, o ágar-ágar deve ser adicionado ao líquido ainda frio mas deve ser levado até ebulição para que suas propriedades de gelatinizar sejam ativadas (fonte: Cozinha Técnica). Na receita, foi usado o ágar-ágar comprado em granel; quando comprado aqueles “de marca”, precisa de menos quantidade (geralmente metade). Para evitar ter que cortar o doce, é possível despejar o líquido diretamente em formas. Como o resultado é uma massa ainda muito úmida, não é possível envolver as balas em açúcar, pois ele será dissolvido imediatamente.

Compartilhe :)

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.