Nimbostratus

A nuvem nimbostratus (Ns) foi definida somente em 1930 pela CEN (International Commission for the Study of Clouds). Antes, a nuvem de chuva nimbus (do nome latino para “nuvem”) era uma combinação chuvosa dos três tipos (cirrus, cumulus e stratus). Seu nome em latim indicando que tem características de uma nuvem stratus mas cinzenta e precipitante. Ela era incialmente chamada somente nimbus classificada como sendo de estágio médio, ou seja, forma-se entre 2 e 8 km de altura em região tropical, entre 2 e 7 km em região temperada e entre 2 e 4 km em região polar.

“Camada de nuvem cinza, muitas vezes escura, cuja aparência se torna difusa pela chuva ou neve que cai mais ou menos continuamente, que, na maioria dos casos, atinge o solo. É espessa o suficiente para bloquear o Sol. Nuvens baixas e irregulares ocorrem frequentemente abaixo da camada, com a qual podem ou não se fundir.”
Definição da nuvem Nimbostratus segundo o Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial

A Nimbostratus começou a aparecer como uma nuvem média em 1975, pois apesar de sua base encontrar-se geralmente em uma altura baixa (perto de 2 km ou até menos), seu crescimento se dá na vertical pelo empilhamento de camadas. Veja mais no post O caso da nuvem Nimbostratus do Meteorópole.

Constituída de gotículas de água, gotas de chuva, cristais ou flocos de gelo ou de uma mistura de todas, apresenta coloração cinza bem escuro e não apresenta fibras. Geralmente produz precipitação forte em uma área ampla. Nas regiões tropicais, durante intervalos de chuva, é possível observar os nimbostratus de dividirem em nuvens distintas e tornarem a se juntar rapidamente. Em imagens de satélite, tanto infravermelho quanto visível, aparecem em cinza escuro.

A nimbostratus ocorre ao longo de uma frente quente ou oclusa, onde a massa de ar quente que sobe lentamente cria nimbostratus junto com nuvens estratos mais rasas, produzindo menos chuva, essas nuvens sendo precedidas por nuvens de níveis mais altos, como cirrostratus e altostratus.

Produz chuva mais acentuada do que stratus e altostratus, sendo cinza mais escura. Além disso, pode ocultar completamente o sol. Por não apresentar uma base definida ou elementos nitidamente delimitados, é diferente de uma altocumulus ou de uma stratocumulus. Quando o observador se encontra embaixo de uma nuvem tendo a aparência de uma nimbostratus, mas que é acompanhada de relâmpagos, ela é denominada cumulonimbus por convenção.

Nimbostratus. Foto: ViniRoger
Nimbostratus. Foto: ViniRoger

Espécies (só pode ser uma)

Nimbostratus é muito espesso, opaco e sem características, então este tipo de gênero não é subdividido em espécies ou variedades.

Variedades (pode ser mais de uma)

Nimbostratus é muito espesso, opaco e sem características, então este tipo de gênero não é subdividido em espécies ou variedades.

Nuvens anexas e características suplementares

  • praecipitatio (pre): precipitação que chega ao solo.
  • virga (vir): ramo, precipitação que não chega ao solo.
  • pannus (pan): tecido rasgado/esgarçado, fragmentos irregulares de nuvens (stratus fractus) sob a maior massa de nuvens. Quando as pannus cobrem uma grande extensão do céu, é preciso estar atento para não os confundir com a superfície inferior da nimbostratus.

Nuvens-mãe e nuvens especiais (genitus)

  • Cumulus
  • Cumulonimbus

Resulta da lenta ascensão de camadas de ar de grande extensão horizontal, a alturas suficientemente elevadas. Pode provir do espessamento de um altostratus precipitante ou da expansão de um cumulonimbus ou cumulus mais potentes.

Nuvens-mãe e nuvens especiais (mutatus)

  • Altocumulus
  • Altostratus
  • Stratocumulus

Nimbostratus pode se formar devido à transformação completa de altocumulus, altostratus e stratocumulus.

Veja outros gêneros de nuvens a partir de sumário na página Atlas de Nuvens.

Referências

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.