Tempo em Bom Jesus da Lapa: Umidade em Níveis de Deserto e Calor Persistente

Por Evandro Batista

BOM JESUS DA LAPA, BA – A Bahia enfrenta um período de tempo seco e temperaturas elevadas, com a umidade do ar atingindo níveis alarmantemente baixos, comparáveis aos de desertos. Segundo dados meteorológicos, a cidade de Delfino registrou uma umidade de apenas 9%. Outras cidades, como Santa Rita de Cássia (10%), Ibotirama (12%) e Bom Jesus da Lapa (15%), também apresentaram índices extremamente baixos.

As altas temperaturas continuam a ser uma marca registrada deste período. Ibotirama e Bom Jesus da Lapa registraram a mesma máxima de 37,0°C na tarde de ontem.

Céu claro em Bom Jesus da Lapa. Foto: Evandro Batista
Céu claro em Bom Jesus da Lapa. Foto: Evandro Batista

Previsão para o Fim de Semana

A situação de baixa umidade deve persistir. O meteorologista Denis Garcia e o observador Evandro Batista alertam que a umidade pode cair ainda mais no final de semana, chegando há 9%. Paratinga ainda pior com 8%.

A expectativa de um alívio só vem após os dias 22 e 25 de setembro, de acordo com os modelos meteorológicos GFS e ECMWF. Há uma pequena chance de chuvas extremamente isoladas em alguns pontos do estado, especialmente na região oeste e no Vale do São Francisco. Essas pancadas de chuva, mesmo que isoladas, seriam um sinal de que o regime de chuvas estar se aproximando pode começar a se restabelecer entre outubro e o início de novembro.

A população deve seguir as recomendações de saúde para períodos de baixa umidade e calor intenso, como manter-se hidratada e evitar exposição prolongada ao sol.

Bom Jesus da Lapa. Foto: Evandro Batista
Bom Jesus da Lapa. Foto: Evandro Batista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.