É bastante comum que governos concedam medalhas ou condecorações militares a pessoas que participaram de guerras, tanto como forma de reconhecimento por bravura, sacrifício ou serviço prestado, quanto como instrumento simbólico de memória coletiva e construção nacional. Esse post apresenta um decreto referente a uma medalha concedida a um italiano na Primeira Guerra Mundial.

A imagem acima mostra um certificado oficial emitido pelo Ministério da Guerra da Itália (Ministero della Guerra), datado de 20 de novembro de 1932, e assinado por Benito Mussolini, que na época era o chefe do governo fascista italiano.
O documento é um decreto de concessão de uma medalha comemorativa da Primeira Guerra Mundial (conflito ocorrido entre 1915 e 1918 para a Itália, indicado pelos numerais romanos MCMXV–MCMXVIII). O agraciado é o soldado Felisatti Emilio di Olinto, que foi autorizado a ostentar a medalha instituída em recordação da guerra.
A arte gráfica é representativa do estilo fascista da época, com colunas em forma de feixes de fasces (símbolo do poder e autoridade na Roma Antiga e amplamente utilizado pelo regime fascista), figuras aladas e uma cabeça feminina central que possivelmente simboliza a Itália. Há ainda o brasão oficial no canto inferior esquerdo, além de uma numeração manuscrita e um carimbo com brasão militar.
Este tipo de certificado era comumente emitido como reconhecimento simbólico aos veteranos da guerra, reforçando o culto à pátria e à autoridade estatal promovido pelo regime fascista italiano.

Veja a transcrição do texo principal:
IL MINISTRO DELLA GUERRA
DECRETAil Soldato Felisatti Emilio di Plinto
è AUTORIZZATO A FREGIARSI DELLA
MEDAGLIA ISTITUITA A RICORDO DELLA GUERRA MCMXV – MCMXVIII
ROMA, ADDÌ 20 Novembre 1932
IL MINISTRO
(firma)
B. Mussolini
Benito Mussolini (1883–1945) foi um político, jornalista e líder militar italiano que fundou o fascismo e governou a Itália como ditador entre 1922 e 1943. Inicialmente socialista, rompeu com o movimento ao adotar uma ideologia nacionalista e autoritária, fundando em 1919 os Fasci Italiani di Combattimento, grupo que daria origem ao Partido Nacional Fascista. Em 1922, após a Marcha sobre Roma, foi nomeado primeiro-ministro pelo rei Vítor Emanuel III, e rapidamente estabeleceu um regime totalitário. Seu governo suprimiu liberdades civis, perseguiu opositores e promoveu um culto à personalidade baseado em ideias de força, ordem e expansionismo. Aliado de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, Mussolini foi deposto em 1943 e executado por partisans italianos em 1945, marcando o colapso do fascismo na Itália.
Ainda existe um texto digitado entre a assinatura de Mussolini e o final do texto em si do decreto em que é possível ler um reconhecimento oficial informando que um soldado italiano recebeu a Medalha Interaliada da Vitória como recompensa por sua participação na Primeira Guerra Mundial, sob um decreto real específico:
AUTORIZZATO A FREGIARSI DELLA MEDAGLIA INTERALLEATA DELLA VITTORIA R. D. Nº 637 DEL 8 4 1922 CONCESSIONE Nº 399911
Colonnello comandante
(firma)