Um passeio em São José dos Campos

São José dos Campos (São Paulo) é uma cidade com vocação para a aviação. Em 1950, foram instalados o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e em 1969, foi criada a Embraer, originada em um setor de desenvolvimento de aeronaves do CTA. Lá também se encontram as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dois lugares abertos ao público chamam bastante a atenção: Parque Santos Dumont e Memorial Aeroespacial Brasileiro.

Parque Santos Dumont (14-bis). Foto: ViniRoger
Parque Santos Dumont (14-bis). Foto: ViniRoger

O Parque Santos Dumont foi fundado em 1971 e está localizado no centro de São José dos Campos. Possui réplicas do avião 14-bis (foto) e da casa construída por Santos Dumont em Petrópolis (estava fechada para reforma, mas deu pra ver pelo lado de fora). Também estão expostos o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda.

Parque Santos Dumont (Bandeirante). Foto: ViniRoger
Parque Santos Dumont (Bandeirante). Foto: ViniRoger

O Memorial Aeroespacial Brasileiro fica em frente a fábrica da EMBRAER e o aeroporto de São José dos Campos. Tem uma parte aberta, ao lado do estacionamento, onde estão expostas várias aeronaves civis e militares, além de algumas réplicas de foguetes construídos pelo CTA. Descendo uma escadaria com fonte, existe um pavilhão onde estão expostas mais peças do acervo, como bombas, maquetes, componentes de aviões e satélites e o primeiro carro a álcool.

Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB): em destaque um avião super tucano e ao fundo uma réplica do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Foto: ViniRoger
Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB): em destaque um avião super tucano e ao fundo uma réplica do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Foto: ViniRoger

Os vídeos do MAB, com mais informações, podem ser vistos nos posts a seguir, da série “Caçadores da Aeronave Perdida”:

Ao fundo do Memorial, tem um lago e um monumento em homenagem aos mortos na explosão do Veículo Lançador de Satélites no Centro de Lançamento de Alcântara (MA) em 22 de agosto de 2003 (no dia dos vídeos, faziam exatamente 12 anos do ocorrido). Esse acidente ocorreu três dias antes da data prevista para o lançamento, quando um enorme incêndio seguido de algumas explosões destruiu o foguete brasileiro VLS-1 V03 (Veículo Lançador de Satélites) em sua plataforma durante os preparativos para o lançamento, matando 21 técnicos civis.

Para finalizar, segue uma foto mais antiga, de quando fui ao INPE e conheci o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o único laboratório do Hemisfério Sul capaz de integrar e realizar testes completos de satélites e seus subsistemas, e que também fica em São José dos Campos.

LIT - INPE (construção de satélites)
LIT – INPE (construção de satélites)

Até mais, e obrigado pelos comentários! =)