Nazaré e Óbidos são vilas portuguesas relativamente próximas entre si e da capital do país, Lisboa. Possuem algumas singularidades e passeios surpreendentes. Por exemplo, da própria estrada A8 já é possível observar as muralhas de Óbidos no alto de uma colina.

Óbidos
Seu nome deriva do termo latino “oppidum”, significando “cidade fortificada”. Tomada aos Mouros em 1148, realmente é composta por uma cidade medieval toda envolta por uma muralha: o Castelo de Óbidos. Construído no século XIII, possui uma porta de entrada (próximo ao estacionamento) com típicos azulejos azuis e brancos em seu interior, que servia como posto de verificação de visitantes. Logo ao entrar, é possível seguir por uma vila repleta de casas históricas, pintadas de branco com detalhes azuis e amarelos e cobertas por telhas de barro, e igrejas. Também é possível tomar outro rumo (à esquerda) e andar sobre toda a muralha – inclusive tendo acesso a postos de observação, com degraus de subida íngreme. De lá, tem-se uma vista panorâmica da cidade e do aqueduto que trazia água para lá. Conheça melhor a cidade através do vídeo a seguir:
Nazaré
Cidade à beira mar, possui um grande penhasco, atingido através de carro ou de funicular – uma espécie de trem que sobe na diagonal da encosta. No alto, tem uma vila histórica contendo o Santuário e a Capela de Nossa Senhora de Nazaré. De lá, atinge-se o extremo do promontório, com o Forte de São Miguel Arcanjo. Ao longo do século XX, a Nazaré evoluiu progressivamente de uma vila piscatória para uma vila dedicada ao turismo.

O recorde mundial da maior onda já surfada, de 30 metros, foi estabelecido em Nazaré por Garrett McNamara na Praia do Norte em janeiro de 2013 (veja o vídeo):
Veja mais sobre Portugal (Lisboa, Cascais e Estoril) e Sintra clicando nos links.
2 comments