Esportes, Futebol e Meteorologia

Muitas atividades físicas são realizadas e melhor aproveitadas quando se está ao ar livre. Assim, as condições da atmosfera são fundamentais, influenciando desde a possibilidade de realizar um esporte e até mesmo no desempenho de atletas profissionais. No caso de esportes na neve, as atividades e competições devem ser interrompidas caso ocorra uma nevasca. Ventanias podem inviabilizar desde empinar pipa e aeromodelismo até velejar e voos em aviões de lazer (veja essa matéria de como a Meteorologia faz a diferença numa competição de iatismo).

Créditos: Meysam Azimi

Muitas vezes as pessoas acreditam fazer exercícios e ficarem saudáveis, mas se realizados em um ambiente com muita poluição, como ao longo de avenidas muito movimentadas, o corpo vai entrar em contato direto com maior quantidade de poluentes. Dentre os mais comuns estão o ozônio, que irrita as vias respiratórias (veja mais no artigo “ozônio e poluição“), e o material particulado, que ajuda a formar aquele pó preto. Caso o ar esteja seco, a perda de água e irritação das vias respiratórias ficam acentuados (veja mais no artigo “água na atmosfera“). Outro ponto que muitos não se atentam quando saem ao ar livre é a proteção contra os raios ultravioletas, princialmente no horário de maior radiação solar (entre 10h e 14h – Veja mais no artigo “Meteorologia e cosméticos têm muito em comum“).

Veja abaixo uma apresentação muito boa sobre a relação entre esportes e Meteorologia, feita pela autora do blog Meteorópole. Tem dicas valiosas de como se proteger em caso de raios.

Para conhecer alguns esportes radicais praticados nas alturas, clique no link.

Quando temos jogos de futebol da Libertadores, sempre ouvimos falar dos problemas que os atletas enfrentam por jogar na altitude. Isso acontece porque quanto maior a altitude, a quantidade de ar diminui, ficando cada vez mais rarefeito. A pressão do ar também diminui, de uma maneira exponencial conforme sobe-se a montanha, e a pressão parcial do oxigênio diminui, ficando cada vez mais difícil respirar. Veja maiores explicações nesse vídeo sobre a Zona da Morte (uma região onde a maioria das pessoas somente consegue repirar usando meios artificiais). Outro ponto importante e que pode causar inclusive mortes é a ocorrência de raios, conforme apresentado nos slides acima.

Compartilhe :)

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.