Visita técnica ao Aeroporto de Guarulhos

Para entender um pouco da complexidade das operações de um aeroporto, é interessante fazer uma visita técnica a um aeroporto. Aqui será narrada uma visita realizada ao Centro de Controle de Câmeras (TVV), Centro de Operações de Emergência (COE), Centro de Operações do Aeroporto (COA) e Centro de Controle de Pátio (CCP).

Vista aérea do aeroporto de Guarulhos e indicação do local de visita

Vista aérea do aeroporto de Guarulhos e indicação do local de visita

Um bom ponto de encontro é no corredor que dá acesso à administração, que fica bem no meio do aeroporto. Nesse mesmo corredor fia o “achados e perdidos”, Sala AIS (de apoio aos pilotos) e ANAC (seta vermelha na foto, entre os terminais 1 e 2). A visita geralmente começa com uma introdução sobre o aeroporto e as áreas visitadas, dividindo os grupos.

A TVV (Centro de Controle de Câmeras) é a sala de monitoramento de câmeras de todo o aeroporto. No mesmo momento da visita, estavam sendo observadas três atuações dos socorristas no aeroporto em emergências médicas. Em uma delas, a equipe foi chamada para atender uma atendente de chekin da TRIP que foi atingida por vidro quebrado por um cliente.

O COE (Centro de Operações de Emergência) é formado por uma sala de monitoramento por câmeras, rádio, telefone e visual (janela para o pátio) do aeroporto, de onde são distribuídas as tarefas aos grupos responsáveis por lidar com as emergências, não assumindo nenhuma responsabilidade sobre a ocorrência. Também possui a sala de reunião, de onde são acertados os passos a serem seguidos durante uma emergência (acidente aéreo, por exemplo), assim como a sala de negociação, de onde é realizada a negociação com sequestradores no caso de um sequestro de aeronave.

O COA (Centro de Operações do Aeroporto) centraliza as ações de receber/liberar aeronaves dos pátios e áreas de táxi. Ao lado está o CGA (Centro de Gerenciamento do Aeroporto), que gerencia todas as atividades do aeroporto. Também tem uma pequena sala com a responsável por dar os avisos sonoros no saguão do aeroporto (são mensagens gravadas e ao vivo, no caso de pessoas perdidas ou que ainda não embarcaram).

O CCP (Centro de Controle de Pátio) também é conhecido como “torrinha”, pois auxilia a torre de controle no sentido de orientar as aeronaves no pátio para posicionamento (aguardar táxi para decolagem, posicionamento no finger ou na área remota). Também possui uma plataforma externa de onde é possível visualizar todo o pátio de aeronaves e tirar fotos.

Vista do Centro de Controle de Pátio (CCP)

Vista do Centro de Controle de Pátio (CCP)

Essa visita técnica foi realizada em janeiro de 2013, no momento de transição entre Infraero e GRU Airport na administração do aeroporto. O Aeroporto de Guarulhos oferece esse serviço gratuitamente, restrito aos horários de menor movimento do aeroporto (terças e quintas a tarde), através de agendamento prévio (e a agenda geralmente está lotada, a procura é grande). É necessário um ofício em papel timbrado e assinado pela instituição que deseja fazer a visita, constando locais, dia e hora. Também deve ser enviada uma lista com nome e RG dos visitantes, tendo um limite de 20 pessoas por grupo devido aos espaços reduzidos. Mais informações no telefone (11) 2445-2945.

Visite também a matéria sobre os bastidores do voo.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback