Vale de Aosta

O Vale de Aosta é uma região autônoma com estatuto especial situada no noroeste da Itália cuja capital é a Aosta. Está localizado na região dos Alpes, cercado por quatro das mais altas montanhas em toda a Itália e Europa, e faz fronteira com França e Suíça. Os vales foram escavados por geleiras em movimento em uma época em que toda a região era coberta pelas mesmas – atualmente, as geleiras ocupam apenas os picos mais altos.

Castelos às margens da rodovia no Vale da Aosta (Castelo Fénis acima). Fotos: Eliana Reis.

Castelos às margens da rodovia no Vale da Aosta (Fort di Bard acima e Castello di Aymavilles). Fotos: Eliana Reis.

Na Antiguidade, o Vale de Aosta foi habitado por lígures e celtas. No século I a.C., o vale atraiu os romanos por sua localização estratégica entre a Gália e a Germânia. Após vencerem os salassos locais, os romanos fundaram Augusta Pretória (atual Aosta). Dessa época, ainda estão preservados na região o Arco de Augusto (25 a.C.), Teatro Romano, muralhas e torres.

Arco de Augusto (Aosta, Itália). Foto: ViniRoger.

Arco de Augusto (Aosta, Itália). Foto: ViniRoger.

Depois de lutas e ataques insistentes ao longo de séculos por parte de diversos povos, dos ostrogodos aos bizantinos, finalmente, foram os francos que se instalaram no vale em 575. No século XV, Aosta tornou-se um ducado com governo e assembleia próprias, sendo posteriormente incorporado ao Reino da Itália (1860). Com mais de cem castelos, a região tornou-se um ponto turístico muito visitado.

Segue o vídeo do Nerdtour na região do Vale da Aosta:

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.