Turim

A duas horas de distância de Milão (ou uma hora de trem) está a cidade de Turim (ou Torino). Capital e maior cidade da região do Piemonte, é cortada pelo rio Pó, o maior da Itália. Famosa por ser sede da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) e guardar o Santo Sudário (peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação) na Catedral de Turim desde o século XIV.

Atrações turísticas

No centro histórico, estão o Palazzo Madama, Palazzo Reale e a grande Praça Vittorio Veneto, que se abre ao rio Pó.

Museu do Cinema. Foto: ViniRoger.

Museu do Cinema. Foto: ViniRoger.

Museu do Cinema – A maioria das indústrias de cinema moveram-se para outras partes da Itália, mas Turim continua sendo sede do Museu Nacional de Cinema. Inaugurado em 1958, situa-se dentro da Mole Antonelliana, uma construção fascinante que é o símbolo da cidade (com uma torre extremamente alta e trabalhada). Projetada pelo arquiteto Alessandro Antonelli e construída entre 1863 e 1897, possui 167 metros de altura e deveria, originalmente, abrigar uma sinagoga. Desde 1998, nota-se uma instalação ao lado da cúpula chamada O voo dos números, constituída pelos números do início da sequência de Fibonacci, que prosseguem em sucessão na direção do céu. Exibe exposições temporárias como a que ocorre em comemoração aos 50 anos do filme “Por um punhado de dólares, uma homenagem ao cineasta Sergio Leone.

Museu do Automóvel – possui 30 salas divididas em 3 andares que mostram, em ordem cronológica desde os primeiros projetos de carros no final do século 19 até as últimas novidades.

Edifício Lingotto (antiga fábrica da FIAT). Foto: ViniRoger.

Edifício Lingotto (antiga fábrica da FIAT). Foto: ViniRoger.

Não muito longe do Museu do Automóvel está o Edifício Lingotto, que abrigou uma fábrica da FIAT (a maior do mundo em sua época) e hoje é um hotel com centro de exposições. Os andares eram especializados na construção de partes específicas do carro, do chassi ao acabamento, e no último andar havia uma pista de corrida – que atualmente é uma pista de cooper.

Museu Egípcio – possui uma das maiores coleções egiptológicas do mundo, com cerca de 6.500 obras expostas. Dentre as peças do acervo estão múmias de gatos, estátuas de deuses com cara de animais e a Tumba de Kha, com o sarcófago da esposa de Kha e utensílios como vasos, pentes, escovas de cabelo e até comidas desidratadas (pães). Clique no link para saber mais o Antigo Egito e ver um pouco de seu acervo.

Maiores detalhes no post Dicas do que fazer em Turim. Uma opção é utilizar o serviço de city-tour. Caso vá de carro, veja a zona de tráfego limitado da cidade e outras particularidades no post Dirigindo na Itália.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback