Super Tucano e AMX

O Memorial Aeroespacial Brasileiro fica em São José dos Campos, ao lado da fábrica da EMBRAER – é possível observar algumas aeronaves construídas esperando no pátio para serem entregues aos clientes que as encomendaram. Também fica em frente ao Aeroporto de São José dos Campos Prof. Urbano Ernesto Stumpf, próximo ao Instituto de Tecnologia Aeronáutica e é parte do Centro de Tecnologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira. No Memorial, várias aeronaves estão expostas ao ar livre e um galpão conta com grande acervo tecnológico.

Primeiro treinador básico turboélice a utilizar assentos de ejeção, o EMB 312 Tucano reuniu eficiência e economia no treinamento de pilotos militares. Suas primeiras entregas para a FAB foram em 1983, com sucesso internacional até o final da década (clique no link para conhecer melhor o avião T-27 Tucano). Nos anos 1990, a Embraer começa a desenvolver a expansão de suas capacidades como plataforma de ataque leve e outras missões armadas, levando ao Super Tucano. Em 2011, o avião de prefixo PT-ZTW foi recuperado, mantendo a pintura original estilo “Ana Raio”. O modelo é utilizado por vários países, além do Brasil.

Caça subsônico AMX. Foto: ViniRoger.

Caça subsônico AMX. Foto: ViniRoger.

Uma associação entre as empresas Aeritália (hoje Alenia) e Macchi (hoje Aermacchi) criou, em 1978, o programa do caça subsônico AMX. A Embraer responderia por um terço do programa e dos custos, sendo responsável pela fabricação das asas, tomadas de ar do motor, estabilizadores horizontais, pilones subalares, tanques de combustível e participando ativamente de todo o projeto. O AMX foi concebido como avião monomotor, monoposto, especializado para missões de ataque, privilegiando robustez e confiabilidade para missões de alta exposição, com longo alcance (incluindo capacidade de reabastecimento em voo). Foi equipado com turbinas Rolls-Royce, atingia 750 km/h e era um “avião invisível”, ou seja, sua Caixa de Contra-Medidas Eletrônicas (ECM) emitia sinais contínuos para confundir o radar ou qualquer outro tipo de sensoriamento. Sua apresentação oficial e primeiro voo ocorreram em 1985.

Um Super Tucano e um AMX estão expostos no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro (clique nos links para ver as fotos e resumo de cada um).

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