Spotter Day em Congonhas

Muito comum em outros países, a atividade de fotografar aeronaves começou a ganhar força no Brasil depois que a GRU Airport (concessionária do Aeroporto de Guarulhos/SP) destinou um ponto especialmente para observação e registro fotográfico de aeronaves no edifício garagem. A empresa também organiza horários abertos ao público inscrito quando acontece algum evento de destaque, como a chegada do A380 e do Ed Force One (avião da banda Iron Maden).

O “Spotter Day” geralmente é um dia destinado a fotógrafos e entusiastas que gostam de fotografar aeronaves. A empresa que administra o aeroporto organiza horários e pessoal para receber e acompanhar os “spotters” inscritos para os locais pré-determinados de onde poderão ficar horas observando, fotografando e filmando as aeronaves. A inscrição geralmente é feita por e-mail e os participantes tem acesso ao regulamento detalhado e principais orientações quanto ao evento.

Spotters em CGH no terraço sobre o Pavilhão de Autoridades e sobre o caminhão dos bombeiros. Fotos: Vitor C. Pinto

Spotters em CGH no terraço sobre o Pavilhão de Autoridades e sobre o caminhão dos bombeiros. Fotos: Vitor C. Pinto

Em 2015, a Infraero começou a organizar esse evento em diversos aeroportos do Brasil, como os de Belém, Manaus, Petrolina e Salvador. No sábado de 16 de abril de 2016, foi realizado o 1º Spotter Day do Aeroporto de Congonhas. Estiveram presentes 30 participantes, muitos estreantes e outros veteranos, mas foi formada uma lista de espera para outras datas.

No planejamento elaborado pela equipe de Comunicação, em conjunto com as áreas de Segurança e Operações, foram definidas duas áreas distintas para que os spotters pudessem fotografar os aviões de diversos ângulos, em horários diferentes: pela manhã, no pátio da Seção Contra Incêndio, com o apoio da equipe de bombeiros (inclusive disponibilizaram um caminhão para subir nele e tirar fotos de outros ângulos); e no terraço do Pavilhão de Autoridades, no período da tarde, local com visão privilegiada da cabeceira 17.

Veja algumas fotos do dia, de autoria de Vitor Carvalho Pinto (clique na imagem para vê-la maior):

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.