Rearwin 9000 Sportster

A Rearwim Airplane era uma empresa dos EUA fabricante de aeronaves fundada por Andrew (“Rae”) Rearwin em 1928. Rae Rearwin foi um empresário americano que tinha desenvolvido vários empreendimentos de sucesso na área de Salina, Kansas, no início do século 20. Embora ele não tivesse nenhuma experiência com a fabricação de aeronaves (e nenhuma formação como piloto), ele sentiu que poderia ter sucesso com sua sólida visão de negócios. Com seus dois filhos, Ken e Royce, ele contratou alguns engenheiros e construiu o Ken-Royce em uma garagem em Salina.

A fábrica foi transferida para o Aeroporto de Fairfax em Kansas City, KS. Também vieram outros modelos, como o Rearwin Junior, Speedster, Sportster, Cloudster e Skyranger. A Rearwin Airplanes foi vendida para a Commonwealth Aircraft em 1942, que continuou a produção do Skyranger até 1946.

A primeira variante do Sportster (7000) voou pela primeira vez em 1935. Era um de dois lugares, asa alta monoplano alimentado por um motor radial LeBlond 5DE ou LeBlond 5E. Os 7000, seguido por um de luxe (7000L) e versões com motor mais potente, o 8500, 9000-L e 9000-KR. Tinha um trem de pouso convencional, mas estava disponível com flutuadores ou esquis. Em 1937, uma nova variante apareceu a Sportster 9000-W alimentado por um motor radial 90 hp (67 kW) Warner Scarab Jr.

O Rearwin 9000 Sportster de inscrição PP-TEE está exposto no Museu Eduardo Matarazzo, em Bebedouro/SP. Foi construído em 1938, sendo o avião mais antigo do acervo dessa instituição. Pesa 337 kg (mais 65 kg de combustível e óleo) e com carga útil autorizada de 116 kg e peso da tripulação em 75 kg.

Rearwin 9000 Sportster do Museu Eduardo Matarazzo. Foto: ViniRoger

Rearwin 9000 Sportster do Museu Eduardo Matarazzo. Foto: ViniRoger

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback