Podcasts e audiobooks

Estima-se que as pessoas perdem quase um mês por ano no trânsito em São Paulo - o que pode acontecer também em outras grandes cidades. Veja como aproveitar melhor esse tempo ouvindo livros e programas instrutivos e engraçados no carro ou no ônibus.

radio_on_air

Podcast

Podcast é um arquivo de áudio digital, disponibilizado na internet como se fosse um programa de rádio gravado. Geralmente é um arquivos MP3 que pode ser baixado para o computador, celular, pendrive (e ouvir diretamente no aparelho de som do carro) ou ouvido diretamente pela internet. A palavra é uma junção de Pod - Personal/Portable On Demand e Cast - Broadcast (mídia de divulgação em massa). Veja alguns bons exemplos de podcasts:

Dicas de programas para ouvir podcasts no celular podem ser vistos no post Aplicativos para Android.

Audiobooks

Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma gravação do conteúdo de um livro lido em voz alta. Pode conter músicas, efeitos sonoros, interpretação e narração com mais de uma pessoa, tornando a gravação muito mais interessante (muitas vezes chamados de audiodramas). Veja alguns sites com arquivos disponibilizados gratuitamente:

Existe um aplicativo no Android muito bom para tocar audiolivros no celular, o Smart AudioBook Player - clique no link para saber mais.

Você também pode converter um texto em áudio utilizando a "API" do Google Translate. O texto deve estar em formato TXT (puro ASCII), que será o arquivo de entrada em um algoritmo e shell script. Veja como transformar o e-book em audiobook clicando nesse link. Basicamente, esse algoritmo usa o seguinte link (onde $lang=pt é português e $linha é o conteúdo a ser lido):

http://translate.google.com/translate_tts?ie=UTF-8&tl=$lang&q=$linha

Experimente clicar nesse link e ouça um arquivo de exemplo de leitura com o Google Translator.

Atualização: o Google retirou essa ferramenta do ar. Outra opção gratuita é o Oddcast TTS, que permite outras vozes (inclusive masculinas) e o Sound of Text (limitado a 100 caracteres).

Outra opção para converter texto em áudio é o programa eSpeak, que pode ser instalado pelo comando "apt-get install espeak" e executado pela linha de comando conforme o comando abaixo:

$ espeak --voice=pt-BR "teste"

A opção escolhida permite a fala em português e o que estiver dentro de aspas será lido. para ler de um arquivo, usar a opção "-f" seguida do nome do arquivo de texto. Para gravar em um arquivo WAV, usar a opção "-w" seguida do nome do arquivo de saída. Mais detalhes no site do eSpeak.

Ouvindo fora do celular

É possível escutar os episódios no carro, com uma caixinha de som com entrada para cartão de memória SD, onde são gravados os arquivos. Porém, quando desliga-se o carro, a reprodução pára, e quando liga o carro novamente, volta a tocar do início do arquivo. Então, pode-se dividir todos os programas em arquivos de, no máximo, 10 minutos cada usando um script linux com o comando mp3splt. Veja como quebrar o arquivo mp3 em trechos de tamanho fixo usando o mp3splt clicando nesse link.

Também é possível usar essa caixa de som para tocar o som do celular mais alto. Conecte um cabo P2 do celular na caixa de som e escolher a entrada de áudio adequada.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

2 Pingbacks/Trackbacks