Palestra sobre Meteorologia e Segurança de Voo

O comissário de voo é o profissional encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e ao atendimento dos passageiros. Dia 31 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Comissário de Voo, enquanto que em 31 de maio é comemorado o Dia do Comissário de Voo no Brasil. Assim, no mês de maio, a Escola de Aviação CEAB promoveu um ciclo de palestras em sua unidade na rua Arthur de Azevedo (próximo ao metrô Clínicas em São Paulo/SP).

As três palestras do “mês do Comissário de Voo” foram realizadas na manhã, tarde e noite de 06/05/2016 com os seguintes temas:

  • “Processo Seletivo”, Prof. Marcelo Rodrigues
  • “Medo de Voar”, Profª. Laura Antunes
  • “Meteorologia e segurança de voo”, Prof. Vinicius Roggério da Rocha

Na última apresentação, foram vistos a influência de fenômenos atmosféricos nas condições de voo. Acidentes aéreos serviram como estudos de caso para demostrar como tempestades, granizo, ventos, turbulência, raios, nevoeiros e até extremos de temperatura podem afetar a segurança de voo. Veja na sequência os slides da palestra:

O ASN Safety Database, atualizada semanalmente, contém descrições de mais de 15.800 de ocorrências de segurança em aviões de passageiros civis, transportes militares e jatos corporativos desde 1921. Consultas (classificadas por ano, tipo de avião, país, etc) podem ser realizadas nesse link: https://aviation-safety.net/database/.

Acidentes aéreos com causas relacionadas à meteorologia. Fonte: NASDAC/FAA

Acidentes aéreos com causas relacionadas à meteorologia. Fonte: NASDAC/FAA

Atrasos de voos relacionados à Meteorologia. Fonte: NOAA/NWS/The COMET Program

Atrasos de voos relacionados à Meteorologia. Fonte: NOAA/NWS/The COMET Program

Seguem mais alguns dos links comentados na palestra:

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback