Onde está Wally?

“Where’s Wally?” é uma série de livros infanto-juvenis criada pelo ilustrador britânico Martin Handford. Sua principal característica é uma imagem confusa com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e nela o leitor deveria encontrar Wally e outras coisas, desde objetos dele até amigos e inimigos. Geralmente, são livros em formato grande e a imagem tem o tamanho de duas páginas.

Interessante que ele recebe nomes bem diferentes em outros países: Waldo nos Estados Unidos e no Canadá, Charlie na França, Javier na Colômbia, Walter na Alemanha, etc. Veja essa e mais curiosidades no vídeo abaixo do Canal “Você Sabia?”:

Wally sempre veste-se com uma camisa listrada em vermelho e branco, e com um gorro de mesmas cores. Também possui uma bengala (mágica) e usa óculos. Para não perder o costume, tente encontrar o Wally nessa imagem do link.

Personagens principais. Fonte: jogo Where's Wally, disponível em Jogo do Dia

Personagens principais. Fonte: jogo Where’s Wally, disponível em Jogo do Dia

Dentre outros personagens estão seu cachorro Woof (as vezes só aparece sua cauda), Wilma (sua irmã gêmea), Wenda (amiga de Wally), Al Capote (Odlaw no original, o vilão, que usa roupa amarela e preta).

O Mago Barba-Branca apareceu pela primeira vez em “A Viagem Fantástica” e foi responsável pelo envio de Wally em uma busca para descobrir a verdade sobre si mesmo: de que ele é só mais um dentre vários Wallys na “Terra dos Wallies”.

Livros

No final dos livros, tem uma lista de mais coisas para buscar, após encontrar o Wally em todas as cenas. Veja um pouco mais dos oito livros lançados no Brasil (fonte: Wikipedia):

  • Onde está Wally? (1987) – Wally viaja para vários lugares e envia postais para o leitor, que são as imagens no livro onde deve encontrá-lo. Os lugares que ele passeia são: cidade, praia, pistas de esqui, acampamento, estação de trem, aeroporto, estádio, museu, mar, Safári, loja de departamento e parque de diversões. No fim do livro, o leitor descobre que ele perdeu um objeto pessoal em cada lugar e que deve descobrir o que foi e reencontrar.
  • Onde está o Wally? Um passeio na história (1988) – Wally passeia por diversos períodos históricos marcantes: A Idade da Pedra, Pirâmides do Antigo Egito (2590 aC), Roma Antiga (58 AD), Vikings (985 AD), Cruzadas (1188 AD), Idade Média europeia (1388 AD), Astecas (1520 AD), Japão medieval (1588 AD), Piratas (1738 AD), Belle Epoque (1870 AD), Corrida do Ouro (1888 AD) e até no futuro. Depois, descobre-se que Wally perdeu um livro em cada cena.
  • Onde está Wally? A jornada fantástica (1989) – diversos cenários são visitados: glutões, monges guerreiros, tapetes voadores, jogadores de bola, anões, castelo dos horrorosos, guerreiras da floresta, fundo do mar, cavaleiros das bandeiras mágicas, gigantes, caçadores subterrâneos e a terra dos Wallies (o verdadeiro Wally perdeu o sapato).
  • Onde está Wally? O livro dos jogos (1990) – em formato menor, possui diversos jogos e até adesivos em diversos outros cenários.
  • Onde está Wally? Em Hollywood (1993) – agora os cenários são sets de filmagens de filmes: em preto e branco (só o que faria parte do filme está em preto e branco), guerra de Troia, Legião estrangeira, musical, Ali babá e os 40 ladrões, do Faroeste, os três mosqueteiros, dinossauros, astronautas e monstros, Robin Hood e até um musical cheio de Wallies.
  • Onde está Wally? O livro maluco (1997) – Wally aparece no meio de brinquedos, fábrica de bolos, jardins, palhaços, pântanos, cachorros, etc.
  • Onde está Wally? A grande caça aos quadros (2006) – depois de anos somente em pequenas publicações, Wally reaparece em cenários com velhos e novos “amigos”
  • Onde está Wally? A incrível busca aos papéis (2009) – conforme viaja por fantásticos mundos de dinossauros, soldados, palhaços (e mais), ele deixa cair um pedacinho de papel em cada cena

O livro “Onde está Wally – A indispensável coleção de viagens” reúne em um só volume todos os sete livros desta série. As edições em português podem ser vistas no site da Amazon. Ainda existem livros menores e mais fáceis com várias curiosidades, chamados “O incrível livro de atividades 1 e 2”.

A série deu origem a uma série animada na televisão, jogos eletrônicos, um álbum de figurinhas (com curiosidades do mundo todo), revistinhas (cada uma com um tema de uma região diferente, que podiam ser encadernadas depois).

Desenho animado

A CBS produziu a série de desenho animado “Onde Está o Wally?” para a televisão, indo ao ar em 1991. Foram 13 episódios em somente uma temporada. Um resumo de cada episódio está no link.

Era exibido pela Rede Globo durante o programa TV Colosso. Era o primeiro desenho a passar (e também foi o primeiro a sair da grade). Para matar a saudade, vai aí um episódio dublado em português:

A TV Colosso foi um programa infantil exibido de 1993 até 1997 na Rede Globo de Televisão, que substituiu o Show do Mallandro e o Xou da Xuxa. Eram utilizados bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV (do presidente ao office-boy).

Veja mais

A dupla de fotógrafos Max & Charlotte esconderam o Wally em belas montagens que tem como fundo locais públicos de Paris. Veja o trabalho no site Où est Charlie?

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.