O Mundo de Beakman

Beakman’s World (“O Mundo de Beakman” no Brasil) foi um programa de televisão educativo, que estreou em 1992 e era estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman (que, na verdade, não era um cientista). Foi transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 2005, ensinando ciência para os jovens de uma maneira divertida e interessante. Para ajudar o Beakman, tinha o Rato Lester (Mark Ritts) e uma assistente.

beakman

O tema de abertura da série, foi criado pelo vocalista e fundador da banda Devo, Mark Mothersbaugh. Uma sanfona é usada no riff principal da música.

Apesar de ser um programa com proposta educativa, muitos professores não gostavam de “O Mundo de Beakman” por considerar vulgares os temas tratados. “Mas crianças são fascinadas por peidos, soluços, xixi… por que não falar sobre isso de forma científica?”, questionou Zaloom durante a palestra.

Além de ator, Paul Zaloom é controlador de marionetes, cineasta, ventríloquo e satirista político (que critica desde a indústria de cigarros à prisão de Guantánamo). Aliás, ele conta que sua experiência em transformar assuntos políticos em entretenimento foi essencial para conseguir falar de ciência de uma forma engraçada como Beakman. “Você precisa entender o quão complexo algo é para saber explicá-lo de forma simples”.

Você pode assistir todos os episódios no Netflix ou no canal do youtube.

Já assistiu O Mundo de Beakman? O que mais te marcou? Compartilhe no espaço de comentários! =)

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback