Montserrat

Montserrat é um grande maciço rochoso com pico a 1236 metros de altitude, localizado a 50 quilômetros de Barcelona. Nele está o Monestir de Montserrat (monastério ou mosteiro) e o Parc Natural de la Muntanya de Montserrat. Seu nome vem de “montanha serrada” – no museu até existem quadros com anjinhos serrando a montanha para ficar no formato que a vemos. É um dos principais destinos para quem quer fazer um bate-e-volta partindo da cidade – veja mais sobre Barcelona clicando no link.

Construções de Montserrat vistas da estação superior do funicular de Sant Joan. Foto: ViniRoger

Construções de Montserrat vistas da estação superior do funicular de Sant Joan. Foto: ViniRoger

Como chegar?

É preciso pegar um trem da linha regional número R5 que parte da estação de trens da FGC da Plaza Espanya. Nessa estação, existem máquinas automáticas e uma cabine de informações que vendem as passagens e pacotes. Você até pode embarcar no trem usando o ticket de 1 zona, mas para voltar deve-se ter ter outro ticket que contemple mais de uma zona. Por isso, é indicado comprar o pacote, que garante o resto dos transportes em Monteserrat.

Da Plaça Espanya, seguir nele até Monistrol de Montserrat durante uma hora. De lá, pode-se utilizar um trem cremalheira ou um teleférico (o “Aeri de Montserrat”). A cremalheira tem horários mais sincronizados com o trem, já que são da mesma empresa, enquanto que o teleférico passa sobre um grande abismo, mas ambos permitem uma bela vista da região. Para usar o teleférico, descer na estação “Montserrat – aeri”; para a cremalheira, descer na estação seguinte, a “Monistrol de Montserrat”.

Atrações turísticas

Além da própria viagem, que por si só já é maravilhosa em seus diferentes meios de transporte, ainda existem diversos pontos com belas trilhas e vistas panorâmicas, o mosteiro, e dois funiculares (com teto de vidro para melhorar a visão), além de outras atrações.

Interior da Basílica de Montserrat. Foto: VIniRoger

Interior da Basílica de Montserrat. Foto: VIniRoger

No coração do mosteiro está a basílica, que tem suas origens no século XVI, mas foi completamente destruída pelas tropas francesas, no começo do século XIX. Na parte posterior do altar, bem no alto, encontra-se a imagem da Virgem de Montserrat, uma belíssima peça talhada no século XII. O acesso a imagem da virgem é feito pela nave lateral direita da igreja – geralmente com uma boa fila.

O funicular de Sant Joan, inaugurado em 1918, liga o mosteiro com a ermita de Sant Joan. Como fica próximo ao ponto mais alto, é possível observar o mosteiro de cima, assim como a região do outro lado da montanha. A ermida fica após alguns minutos de caminhada.

Montserrat vista do restaurante: Funicular de Santa Cova (esquerda, meio escondido) e cremalheira (centro). Foto: ViniRoger

Montserrat vista do restaurante: Funicular de Santa Cova (esquerda, meio escondido) e cremalheira (centro). Foto: ViniRoger

O funicular Santa Cova desce até o local onde, de acordo com a lenda, a imagem da Virgem de Montserrat foi encontrada por pastores. A Santa Cova fica a 20 minutos de caminhada saindo da estação do funicular. Ao longo do caminho, o visitante encontrará várias obras de arte religiosa espalhadas por ele.

O Museu de Montserrat contém uma coleção de obras de arte com obras de Caravaggio, El Greco, Tiépolo, Monet, Sisley, Pissarro, Picasso e outros, além de objetos da antiga Mesopotâmia, Grécia e até do Egito (tem múmias de uma pessoa, um gato, um pássaro e um crocodilo).

Saindo da estação do trem cremalheira e virando à direita, está o mirador dels Apòstols (com a escultura dos bis empilhados :P) e o terraço do restaurante self-service (se comprou o ticket com almoço junto, é aí).

Mirador dels Apostols. Foto: ViniRoger

Mirador dels Apostols. Foto: ViniRoger

Veja mais detalhes da viagem para Montserrat no site Passaporte BCN: Montserrat . Veja também um passeio de funicular no Montserrat de Santos clicando no link.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.